Ícone do site Jornal O Sul

Talibã anuncia os nomes dos integrantes do novo governo provisório do Afeganistão

Recentemente, talibãs fizeram um "entrerro simbólico" de países ocidentais na cidade de Khost. (Foto: Reprodução de TV)

O Talibã anunciou, nesta terça-feira (07), os nomes dos integrantes do novo governo provisório do Afeganistão. O primeiro-ministro interino será o mulá Hasan Akhund, que já havia sido o líder do governo talibã entre 1996 e 2001, antes do regime ser deposto por forças militares lideradas pelos Estados Unidos logo após os atentados de 11 de setembro.

Um dos vices será o mulá Abdul Ghani Baradar, que foi o principal negociador do Talibã no acordo com o governo norte-americano para a retirada dos militares do país.

Por enquanto, não há nenhum membro do primeiro escalão que não seja do Talibã, contrariando uma das exigências da comunidade internacional. O anúncio dos nomes que compõe o governo foi feito pelo porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.

O comunicado havia sido adiado porque o Talibã aguardava a resolução do conflito no Vale do Panjshir — a última província que o grupo ainda não tinha conseguido controlar.

Horas antes da revelação dos nomes, houve um protesto em Cabul, na frente da embaixada do Paquistão. Os manifestantes reclamavam de uma suposta interferência paquistanesa na política afegã. Os talibãs que estavam no local deram tiros para o ar para dispersar o protesto. Eles também prenderam jornalistas.

Sair da versão mobile