Neste ano, o roteiro do Circuito Touro Angus Registrado começa pela cidade gaúcha de Tapes, no centro-sul do Estado. O primeiro evento da sequência ocorre no dia 21/4, na sede do sindicato rural do município, a partir das 10h. Promovida pela Associação Brasileira de Angus, a iniciativa pretende levar informações aos pecuaristas de diferentes regiões do país sobre a importância de usar touro Angus com registro, a fim de elevar o nível genético dos rebanhos, além de instruir sobre o controle eficiente e seguro do carrapato nas propriedades.
O evento integra a programação 24ª Feira de Terneiro, Terneira e Vaquilhona de Tapes, estratégia que dará ainda mais visibilidade às palestras. É o que garante o gerente de Fomento da Angus, o médico veterinário Mateus Pivato, que ministrará a palestra principal. “É com felicidade que estrearemos essa edição do circuito em Tapes. Nesse ano, a gente vai rodar bastante”, destaca Pivato, referindo-se à larga abrangência que o roteiro terá em 2018.
Tapes necessita de instruções mais detalhadas sobre a utilização de animais registrados e certificados, alerta o vice-presidente financeiro da Angus, João Francisco Wolf. “Existe uma demanda de touros na região e a questão da certificação não é valorizada. Nós, como Associação, temos que levar essas informações”, afirma Wolf. Logo após a primeira apresentação, às 11h, o consultor da Elanco Saúde Animal Ulisses Ribeiro falará sobre o controle do parasita que mais causa prejuízos à pecuária nacional, o carrapato.
Porque usar Touro Angus Registrado:
– Touro Registrado tem origem genética certa e provém de animais superiores.
– O registro é a certeza que o reprodutor dará origem a um rebanho genuinamente Angus, produzindo descendentes que exprimam tudo aquilo que o investidor e o mercado desejam desse animal.
– Significa que o animal passou pelo crivo do corpo técnico da Associação Brasileira de Angus.
Touro Registrado é sinônimo de novilhos mais valorizados, de animais carniceiros, e de um rebanho uniforme.
– Usar Touro Angus Registrado é o caminho para maior produtividade. Os pecuaristas que alcançam os maiores escores de bonificação no programa Carne Angus Certificada são os mesmos que não abrem mão de usar o Touro Angus Registrado.
– Um touro registrado tem condições de perpetuar sua genética no rebanho. Além de gerar filhos igualmente superiores, pode ter suas qualidades perpetuadas quando o criador retiver as fêmeas como ventres de reposição. Ou seja, o Touro Angus Registrado valoriza o plantel.
Touro registrado já é bom. Touro dupla marca (PP ou CACA) é melhor ainda, pois significa que ele está na faixa dos 30% superiores da sua geração.
– Touro registrado é a garantia de que esse animal atingiu o peso e a circunferência escrotal condizentes com a idade porque ele só recebe o registro com a conferência desses dados. Peso indica capacidade de produção de carne, circunferência escrotal está relacionada à fertilidade e capacidade de cobertura.