Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2024
“The Tortured Poets Department”, o novo álbum de Taylor Swift, estreou em 1º lugar na parada de álbuns Billboard 200 (datada de 4 de maio). É o 14º disco da cantora a alcançar o topo da lista, empatando-a com Jay-Z como o artista solo com mais discos Nº 1 nos Estados Unidos.
Em sua primeira semana de lançamento, o disco vendeu 2,61 milhões cópias físicas e digitais só no mercado norte-americano, sendo que 859 mil unidades correspondem a vendas de vinil. Trata-se da maior semana de vendas de um álbum em vinil na era moderna.
O álbum que ostentava o posto anteriormente era o “1989”, lançado pela cantora em 2014. Na época, disco vendeu 693.000 vinis em um mesmo dia.
O recorde também inclui 1,9 milhão de vendas totais de álbuns tradicionais, o que o tornou o álbum mais vendido de 2024, muito à frente do segundo lugar, “Cowboy Carter” de Beyoncé, com 228 mil.
Números históricos
Em seu lançamento, “The Tortured Poets Department” também se tornou o álbum mais transmitido do Spotify em uma única semana, ultrapassando 1 bilhão de streams. Na data da estreia, 19 de abril, já tinha se tornado o primeiro álbum na história do Spotify a atingir mais de 300 milhões de streams em um único dia.
Os números marcam a maior semana de streaming para músicas de um álbum, a segunda maior semana de vendas para um álbum no geral (considerando mídias digital e física), atrás apenas de “25” de Adele (3,38 milhões em 2015), e a terceira maior semana de vendas (considerando vendas tradicionais) na era moderna (desde que a Luminate começou a rastrear vendas eletronicamente em 1991).
A revista Forbes também lembrou, na mesma data, que o LP vendeu em três dias cerca de 700 mil cópias em vinil. Foi mais um recorde que superou a si mesma, uma vez que as marcas anteriores pertenceram aos discos “1989 (Taylor’s Version)” e “Midnights”.
Lançado na última sexta-feira (24), o disco novo da artista ganhou, de cara, de uma versão deluxe (a sua vez intitulada “The Anthology”). Ela traz outras 15 canções e chegou completamente de surpresa.
Este, vale lembrar, é o décimo primeiro álbum de Swift, que chega na esteira dos premiados “Midnights” (2022), já mencionado, e “Evermore (2020), a sua vez indicado ao Grammy Awards na categoria Álbum do Ano.
Reação
A cantora usou as redes sociais para reagir aos números grandiosos. “Minha mente está explodindo”, escreveu Swift no Instagram, junto de um carrossel de polaroids do processo de gravação. “Estou completamente chocada com o amor que vocês demonstram por este álbum.”