Domingo, 29 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de julho de 2023
Taylor Swift está impulsionando economias locais dos Estados Unidos com a primeira fase de sua nova turnê, “The Eras Tour”, disse o Banco Central americano. A série de shows, que começou em março, rodará os cinco continentes e virá ao Brasil em novembro.
O Federal Reserve da Filadélfia anunciou que as apresentações da cantora na cidade aumentaram as receitas da rede hoteleira pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus, em 2020.
A declaração foi feita no Livro Bege, documento lançado oito vezes ao ano pelo Fed, que resume como está a situação econômica das cidades de todo os EUA. As autoridades escreveram: “Apesar da lenta recuperação do turismo na região em geral, um contato destacou que maio foi o mês mais forte para receita hoteleira na Filadélfia desde o início da pandemia, em grande parte devido ao afluxo de convidados para os shows de Taylor Swift na cidade.”
A Filadélfia não é o único exemplo de cidade beneficiada pelo que vem sendo chamado pelos americanos de “efeito Swift”.
Segundo a NBC News, quando a cantora pousou em Cincinnati em 30 de junho e 1º de julho, os hotéis do centro da cidade faturaram mais de US$ 2,6 milhões. Nas hospedagens dos arredores, foram mais de US$ 5,3 milhões.
“Taylor Swift é uma força a ser reconhecida”, disse a presidente da agência de turismo Visit Cincinnati, Julie Calvert, em um comunicado na época.
“O impacto econômico que Swift cria é impressionante, pois os fãs viajam de longe para assistir a seus shows, lotando hotéis, restaurantes e atrações locais. A influência de Swift no turismo é uma prova de sua capacidade de cativar o público e impulsionar o crescimento econômico.”
Em Chicago, as autoridades de turismo disseram que a cidade quebrou recordes de ocupação hoteleira durante o primeiro fim de semana de junho, graças aos shows de Swift, com mais de 44 mil quartos de hotéis ocupados e US$ 39 milhões em receita hoteleira total.
Turnê bilionária
Segundo especialistas, a “The Eras Tour” se encaminha para botar o nome na história como a turnê mais rentável de todos os tempos. A expectativa é que o projeto ultrapasse o faturamento de U$$ 1 bilhão – e, se isso acontecer, Taylor será a primeira artista a alcançar esses números.
Uma estimativa da Question Pro afirma que o dinheiro movimentado em economias locais com os shows – incluindo hotéis, alimentação e transporte – pode chegar a US$ 4,6 bilhões.
No Brasil, os shows da turnê acontecerão nas seguintes cidades:
– 18 de novembro e 19 de novembro – Rio de Janeiro – Estádio Nilton Santos.
– 24, 25 e 26 de novembro – São Paulo – Allianz Parque.
Será a primeira vez que uma turnê da cantora passará pelo Brasil, mas ela já esteve no país para um curto show promocional em 2012. Em setembro daquele ano, ela fez uma apresentação de 40 minutos com seus principais hits e um dueto com Paula Fernandes, em “Long Live”.