O ano de 2017 foi um marco para o processo de expansão no Brasil da marca espanhola de chás Tea Shop. A projeção é de um faturamento de quase R$ 30 milhões, segundo o tea sommelier e diretor geral da Tea Shop no Brasil, Michel Bitencourt. Foi ele o responsável por trazer a marca para o país, em 2013. O valor mostra um crescimento de mais de 500% do faturamento relação a 2016. “Preparamos e estruturamos o negócio durante seis anos para somente depois partirmos para o plano de expansão que colocamos em prática em junho de 2016. Além de sermos apaixonados pelo que fazemos e pelo nosso produto, temos um nível de exigência e excelência muito alto”, afirma Bitencourt.
Expansão de franquias
A marca de chás gourmet encerra 2017 com 20 lojas no Brasil, e já conta com sete operações confirmadas para abrirem em 2018, além de boas perspectivas de ampliação do número de lojas. O aumento de 150% em número de lojas, de 2016 para 2017, é um exemplo de sucesso das aberturas de franquias da Tea Shop.
Esse crescimento, que levou a marca de chás a ser líder em número de lojas na América Latina, atinge fortemente os empresários que pretendem ter um negócio próprio. Sete franqueados já estão na segunda operação e surfam a onda do momento, que é o aumento do consumo de chá no Brasil. O sucesso do negócio da Tea Shop está assentado sobre alguns pilares, como oferecer 120 variedades de chás e infusões provenientes dos principais países produtores como Índia, China, Japão, Sri Lanka, África do Sul, e também, em vender acessórios exclusivos e ser a única marca internacional de chás presente no país que segue os padrões europeus de qualidade – desde a escolha in loco do produtor, passando pelo processo manual e artesanal da produção.
Segundo dados da Euromonitor International, as vendas de chá continuam crescendo no Brasil. Cerca de 4 mil toneladas de chá foram comercializadas no varejo até o fim do ano passado. Ainda de acordo com a pesquisa, o mercado do chá deverá ter um aumento de 6% nos próximos anos, atingindo vendas no valor de R$ 1,1 bilhão até 2021.
A Tea Shop
Com mais de 27 anos de mercado, a Tea Shop, empresa de chás fundada pelo sueco Per Sundmalm em 1990, em Barcelona, na Espanha, contabiliza hoje mais de 70 lojas espalhadas por Europa, Brasil e Argentina. A empresa desembarcou em 2013 em Porto Alegre, pelas mãos do empresário gaúcho e tea sommelier Michel Bitencourt. Dentro das lojas, que têm diferentes formatos, é possível sempre degustar chás e ter contato com o produto – que é envasado na hora, permitindo que o cliente tenha uma experiência sensorial com a grande variedade de chás e infusões. Muitas unidades também contam com espaço gourmet, oferecendo doces e salgados exclusivos. A marca lançou este ano um blog para o Brasil, com receitas, dicas e curiosidades, além de manter um e-commerce dentro do site.
www.teashop.com.br/ facebook.com/teashopbrasil/ instagram.com/teashopbrasil