Ícone do site Jornal O Sul

Telegramas revelam viagens luxuosas de Michel Temer como vice-presidente

Entre 2011 e 2016, o então vice fez ao menos 15 viagens internacionais. (Foto: Beto Barata/PR)

O presidente interino Michel Temer fez, no cargo de vice-presidente, viagens internacionais caras, com comitivas grandiosas, que em alguns casos obrigavam diplomatas a solicitar ao Itamaraty recursos extras para pagamento das despesas. Os dados constam de telegramas produzidos por embaixadas brasileiras e divulgados a partir da Lei de Acesso à Informação. Em viagem de Temer à Turquia em maio de 2012, a União gastou 16 mil dólares por três diárias em um quarto duplo no hotel de luxo Conrad, em Istambul, onde ele se hospedou.

De acordo com sua agenda oficial, Temer foi ao país, entre 30 de maio e 2 de junho, para participar de um evento intitulado 2 Conferência de Istambul sobre a Somália, da abertura do Fórum de Parceiros da Aliança das Civilizações e de encontros com autoridades. Ele foi acompanhado por cerca de 30 pessoas, entre servidores do Itamaraty, assessores e militares da equipe de segurança. A comitiva gastou 56 mil dólares apenas em diárias em hotéis.

Entre 2011 e 2016, segundo os documentos, o então vice fez ao menos 15 viagens internacionais. A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República informou que Michel Temer “sempre procurou economizar recursos públicos em seus deslocamentos ao exterior”. (Folhapress)

Sair da versão mobile