Ícone do site Jornal O Sul

Temer comemorou o resultado do leilão do pré-sal. O presidente afirmou que o País entrou em um “novo ciclo de crescimento”

"Esforço do governo para tornar regras mais claras fez desta sexta-feira um dia histórico. O Brasil voltou!", comemorou o presidente. (Foto: Beto Barata/PR)

O presidente Michel Temer utilizou sua conta pessoal do Twitter para comemorar o resultado do leilão do pré-sal, ocorrido nesta sexta-feira (27) no Rio de Janeiro. Apesar das ofertas aos oito blocos ofertados na 2ª e 3ª Rodadas ter ficado abaixo do esperado, o governo peemedebista avaliou que “depois de quatro anos sem leilões do pré-sal, o Brasil mostra que atrai interesse de grandes empresas e entra em novo ciclo de crescimento”. Dois dos blocos ofertados não receberam ofertas.

Entretanto, um dos benefícios das negociações tratadas ao longo desta sexta-feira foi a receita assegurada à União quando os blocos entrarem em operação. O montante ficou bem acima do previsto. O consórcio liderado pela Petrobras, por exemplo, ofereceu 80% de óleo-lucro — parcela compartilhada com o governo após descontos de gastos, produção e investimentos.

“Esforço do governo para tornar regras mais claras fez desta sexta-feira um dia histórico. O Brasil voltou!”, comemorou o presidente.

Após o final do leilão, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, reiterou que o certame foi um “sucesso estrondoso”.

“Empresas que não estavam no Brasil voltaram e fizeram apostas aqui. Isso mostra a confiança que eles têm em nós”.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que participou de um encontro com empresários no Espírito Santo, nesta sexta-feira, também comentou o resultado do leilão, o qual disse ser um processo normal.

“Existem alguns leilões que dão um resultado um pouquinho melhor…. alguns leilões dão resultado pior, mas se nós somarmos o que já foi feito de leilões do pré-sal até agora, o saldo ainda é positivo. Apesar do resultado do leilão desta sexta-feira ter ficado pouco mais de R$1 bilhão abaixo da estimativa”, afirmou.

Em vídeo, Temer comemorou novamente a primeira rodada de licitações do pré-sal. Ele disse que o resultado foi “excelente” e que são esperados investimentos na ordem de R$ 100 bilhões no Brasil feitos pelas empresas vencedoras do leilão. Temer também afirmou que o setor deve criar 500 mil novos empregos “ao longo do tempo”, sem especificar a quanto tempo se referia.

O presidente disse que o seu governo está recuperando a confiança na economia com “seriedade, trabalho, planejamento e transparência”.
“É com muito entusiasmo e tendo em mente os benefícios concretos à população que estamos impulsionando o crescimento, a renda e o emprego no Brasil”, completou Temer na publicação.

A disputa começou com mais de duas horas de atraso por causa de uma liminar de um juiz da 3ª Vara Federal Cível da Justiça Federal do Amazonas que suspendia a realização do evento. A liminar, no entanto, foi derrubada por decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Hilton Queiroz, após recurso da Advocacia-Geral da União em nome da Agência Nacional do Petróleo.

Sair da versão mobile