O presidente Michel Temer afirmou nessa segunda-feira que o governo federal estuda promover uma correção na tabela do IR (Imposto de Renda), a fim de ampliar a faixa de isenção do tributo. De acordo com o peemedebista, o tema ainda está em fase de “conversa inicial”.
Durante uma entrevista a emissoras de rádio, o chefe do Executivo foi questionado sobre as novas propostas que o governo prepara para recuperar a economia e se esse plano de correção da tabela do imposto estaria dentre as iniciativas previstas no plano. Sem dar detalhes, ele respondeu: “O governo ainda está realizando uma primeira análise para ampliar a faixa de isenção. Trata-se de uma conversa inicial”.
Em outro momento da conversa, Temer voltou a falar sobre o assunto ao ser indagado se a proposta em estudo incluiria dobrar a faixa de isenção do Imposto de Renda – neste ano, esse tero foi de 1.903 reais mensais.
“Houve uma fala sobre a possibilidade de aumentar a faixa de isenção”, admitiu. “Aqui, no Palácio do Planalto, cadeiras e mesas têm ouvidos. Não há isso concretamente, de ‘dobrar a faixa’. Eu aprecio muitíssimo a ideia. Seria bom? Certamente que sim. Afinal, alcançaria uma margem de trabalhadores que seriam diretamente beneficiados. Mas trata-se de uma coisa complicada e que foi fruto de uma breve fala que as paredes ouviram. E comentaram”, concluiu, em um tom sarcástico.