Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de maio de 2024
De acordo com o Inmet, menores temperaturas poderão ser registradas na região da Serra Gaúcha devido à frente fria
Foto: DivulgaçãoO Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) atualizou o alerta para a frente fria que avança sobre o estado do Rio Grande do Sul nos próximos dias. A queda na temperatura começa já nesta segunda-feira (13) com tarde fria e termômetros chegando ao máximo de 13ºC.
Na terça-feira (14), de acordo com a nota técnica do Instituto, o amanhecer deve ser com a temperatura de apenas entre 3ºC e 4ºC. A previsão para maior queda é na quinta-feira (15).
Isso porque o ar frio e seco ganha força e o amanhecer será gelado, com mínimas na serra que podem oscilar entre de 0°C e 1°C e condição para formação de geada moderada e forte em alguns pontos.
Risco geológico
A nota do Inmet, que também é elaborada pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, destaca ainda o risco geológico.
Até segunda-feira, o cenário de risco para eventos geológicos para o Rio Grande do Sul indica alta probabilidade de ocorrência de movimentos de massa nas regiões do Centro-Oriental e Ocidental Rio Grandense, além da Região Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste Rio Grandense, onde se encontra a Serra Gaúcha.
“A probabilidade alta de movimentos de massa se justifica também a partir da previsão meteorológica, chamando a atenção para o potencial de acumulados elevados de chuva [maior que 150 mm] distribuídos ao longo dos dias”, diz o conteúdo divulgado na nota.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul