No domingo (30), inicia a temporada da XX Série de Concertos Internacionais de Órgão de Tubos com apresentação do organista Marco Aurélio Lischt – RJ. O concerto acontece na Igreja Martin Luther, às 10h45min (rua Cel. Camisão, 30, bairro Higienópolis, em Porto Alegre), com entrada franca. A série tem a direção Artística da organista Anne Schneider que mantém essa programação há 25 anos ininterruptos.
Os concertos Internacionais de Órgão de Tubos terão a participação de solistas convidados especialmente para essa série e irá movimentar a cena cultural da cidade e da região com a realização de concertos em um instrumento raro que propicia além de belos espetáculos o conhecimento de uma arte diferenciada e a conservação de um patrimônio de imensurável valor histórico-cultural.
Marco Aurélio Lischt é graduado em piano e órgão e mestre em órgão pela Escola de Música da UFRJ. Formou-se no Curso de Música Sacra na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Frankfurt – Alemanha, onde se formou no curso de Música Sacra. Em sua carreira internacional, Lischt é frequentemente convidado a participar de diversos festivais internacionais de órgão na Alemanha, Polônia, Noruega e República Tcheca, tendo em 2004 atuado com Krzysztof Penderecki, um dos maiores compositores da música contemporânea.
Atualmente exerce as funções de maestro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, do Coral Municipal de Petrópolis e da Orquestra Filarmônica de Petrópolis. Também é o diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, organista voluntário da Catedral São Pedro de Alcântara em Petrópolis e diretor artístico da série Concertos de Órgão na Catedral, como também presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.
A Igreja Martin Luther local da realização da série, abriga o instrumento para o qual esse projeto foi elaborado, um órgão de tubos Rieger. No Rio Grande do Sul existem somente outros dois órgãos com características semelhantes ao da Martin Luther, são os três maiores e mais completos do Estado, na sua categoria. Porém, apenas este Rieger, está no altar, o que permite ao público sua visualização durante toda a execução, sendo um espetáculo à parte com promoção de uma experiência completa para quem assiste.
O Órgão de Tubos atingiu o seu apogeu na época Barroca (séc. XVI). Sempre fascinou os ouvintes pela qualidade do som, pelas variações possíveis na execução de obras e por exigir habilidade no manuseio dos pés e mãos simultaneamente. Para Wolfgang Amadeus Mozart o órgão era o “Rei dos Instrumentos”. Johann Sebastian Bach foi um destacado compositor e organista.
Serviço:
O que: Abertura do Projeto Concertos Internacionais de Órgão de Tubos – XX série
Quando: 30 de setembro de 2018 – domingo
Hora: 10h45min
Local: Igreja Martin Luther – Rua Cel. Camisão, 30 – Bairro Higienópolis – Porto Alegre – RS
Entrada Franca
Informações sobre o concerto: 51 3343 6834