Caiu para 260 o número de pessoas que tiveram de deixar suas casas em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias, de acordo com balanço divulgado na tarde desta quinta-feira (26) pela Defesa Civil Estadual.
Pela manhã, quase 900 cidadãos se encontravam fora de suas residências. Até o momento foram contabilizadas 111 pessoas desabrigadas e 149 desalojadas, com um total de 16.166 afetados. Os municípios mais afetados são Camaquã, Pedro Osório, Cerrito, Pelotas, Rio Grande e Bagé.
Mais de 40 cidades gaúchas relataram danos à Defesa Civil devido aos temporais, que causaram destelhamentos, quedas de árvores e postes e falta de luz. Não há vítimas.
Com o avanço da frente fria, as áreas ao Sul terão diminuição no volume de chuvas, com precipitações pontualmente moderadas, mas que devem diminuir ao longo desta quinta. Já na metade norte, além das chuvas concentradas na região, há ainda previsão de rajadas de vento e queda de granizo.
Na sexta-feira (27), a frente fria já deve se encontrar sobre Santa Catarina, porém ainda com possibilidade de chuvas leves sobre o norte do Rio Grande do Sul e alguma umidade sobre a parte leste – que compreende a Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral e Serra –, devido à umidade trazida do mar.