Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Tenente-coronel Mauro Cid diz que Bolsonaro pressionou ministro a insinuar fraude nas urnas

Compartilhe esta notícia:

A declaração consta em um dos vídeos dos depoimentos de delação, que tiveram o sigilo liberado nesta terça-feira (20) pelo STF (Supremo Tribunal Federal)

Foto: Divulgação

O tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, afirmou que o então presidente pressionou o general Paulo Sérgio Nogueira, que era ministro da Defesa, para este inserisse em um relatório que seria possível fraudar as urnas eletrônicas.

A declaração consta em um dos vídeos dos depoimentos de delação, que tiveram o sigilo liberado nesta terça-feira (20) pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Em novembro de 2022, o Ministério da Defesa enviou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um relatório no qual técnicos das Forças Armadas concluíram que não foram encontradas fraudes no pleito presidencial daquele ano. Contudo, o documento não excluiu a possibilidade da existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas. Ao lado de representantes de outras entidades, os militares faziam parte da comissão de inspeção das urnas.

Segundo Cid, o general Paulo Sérgio Nogueira foi pressionado por Bolsonaro a insinuar que a fraude seria possível.

“Na verdade, ele [Bolsonaro] queria que escrevesse que tivesse [houve] fraude. Então, foi feita uma construção, uma discussão, e o que acabou saindo que não poderia comprovar porque não era possível auditar. Acabou sendo um meio termo do que o presidente queria e o que o general fez com o trabalho técnico”, afirmou.

O sigilo dos depoimentos foi retirado após o oferecimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e mais 33 investigados no chamado Inquérito do Golpe.

Defesa

Em nota divulgada após a denúncia, o advogado Paulo Cunha Bueno, representante de Bolsonaro, declarou o ex-presidente “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou das instituições que o pavimentam”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Pesquisa revela que a confiança do industrial gaúcho continua baixa
Em delação, Mauro Cid diz que juiz do Tribunal Superior Eleitoral ajudou a espionar o ministro do Supremo Alexandre de Moraes
https://www.osul.com.br/tenente-coronel-mauro-cid-diz-que-bolsonaro-pressionou-ministro-a-insinuar-fraude-nas-urnas/ Tenente-coronel Mauro Cid diz que Bolsonaro pressionou ministro a insinuar fraude nas urnas 2025-02-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar