Ícone do site Jornal O Sul

Tênis: ao atingir a terceira rodada na Austrália, Bia Haddad faz sua melhor participação em todos os Slams nos últimos 12 meses

Tenista é a primeira brasileira a chegar a essa fase no torneio australiano. (Foto: Divulgação)

A brasileira Bia Haddad está na terceira rodada do Australian Open após derrotar a tenista russa Alina Korneeva por 6/1 e 6/2 nessa quarta-feira (17), na Arena Rod Laver. Com a vitória, Bia alcançou a melhor participação em todos os Grand Slams nos últimos 12 meses.

A presença na terceira rodada do Grand Slam australiano também é um feito inédito para o país. Nenhuma outra tenista brasileira havia chegado até essa fase da competição. Até então, Bia havia participado três vezes da segunda rodada do torneio de simples e sempre fora eliminada.

Se passar da próxima adversária, que ainda será definida, Bia continuará galgando mais posições no ranking, pois ano passado ela caiu ainda na primeira rodada da competição.

Ano passado, a atual 12ª do mundo no ranking da WTA viveu seu melhor momento ao chegar à semifinal de Roland Garros. Ela fez história no esporte ao se tornar a primeira tenista brasileira a alcançar tal fase no saibro francês na era aberta e a primeira em uma semifinal de Grand Slam desde 1968. Bia foi derrotada pela número 1 do mundo Iga Swiatek.

“Fiz um jogo bem sólido. Acho que consegui lidar bem mentalmente com os momentos duros do jogo”, comemorou Bia após o triunfo. “Quero melhorar as coisas que ainda não saíram do jeito que eu gostaria e também os pontos que eu preciso para enfrentar a minha próxima adversária, que sei que também é jovem, mas ainda não a conheço”, afirmou Bia após a partida. Veja abaixo o retrospecto da tenista brasileira.

– Roland Garros/2023: Bia venceu a tunisiana Ons Jabeur nas quartas de final e se tornou a primeira tenista brasileira a alcançar as semifinais do torneio francês na era aberta. Ela foi derrotada por Iga Swiatek.

– Wimbledon/2023: Bia venceu a romena Sorana Cirstea na terceira fase e se tornou a primeira brasileira desde Maria Esther Bueno, em 1976, a chegar às oitavas de final na grama inglesa. Ela também igualou o feito de Maria Esther ao alcançar as oitavas de dois Grand Slams no mesmo ano. Nas oitavas, ela abandonou o jogo diante da cazaque Elena Rybakina por causa de dores nas costas ainda no primeiro set.

– US Open/2023: Bia chegou pelo segundo ano consecutivo à segunda rodada do Slam dos Estados Unidos. Ela foi eliminada pela americana Taylor Townsend.

– Australian Open/2024: Bia alcançou a terceira rodada pela primeira vez na carreira e é a primeira tenista brasileira a atingir tal feito. As informações são do jornal O Globo e da Agência Brasil.

Sair da versão mobile