Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de dezembro de 2018
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), está numa situação delicada com parte da forte bancada evangélica do Congresso Nacional, apoiadora de primeira hora de sua candidatura. Ele busca uma saída honrosa para o senador Magno Malta (PR-ES), não reeleito e que esperava nomeação para o Ministério do Desenvolvimento Social.
Malta foi barrado pelos militares e pelo vice-presidente eleito, ex-general Hamilton Mourão. Mas aliados como o pastor Silas Malafaia começaram a enviar sinais de descontentamento com o possível abandono. Bolsonaro, no entanto, tem um plano para Malta, dizem fontes da equipe de transição. A conferir.
Sem sinal
Magno Malta submergiu, chateado. O próprio chegou a espalhar que seria ministro. Ontem, desligou o telefone celular.
Backstage
O senador tem uma banda chamada “Pagode Gospel”. Quando era presidente da CPI do Narcotráfico e tinha escolta da PF (Polícia Federal), os agentes carregavam os instrumentos, voluntariamente.
Reforço
A Rede Nacional em Defesa da Vida, ligado a movimentos católicos de todo o País, lançou nota de apoio a Damares Alves, indicada para a Secretaria de Direitos Humanos.
Amém!
Os católicos querem marcar presença no Governo. Ontem ele passou na TV Canção Nova. O apoio da Rede da Vida a Damares, a despeito de evangélica, é outra frente.
Por Marielle
O livro póstumo da vereadora assassinada Marielle Franco – “UPP, a Favela Reduzida a Três Letras” – terá novos lançamentos, simultâneos, em várias capitais como São Paulo, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, Recife, Salvador, São Luís e Vitória, além de cidades do interior como Tiradentes (MG), Ribeirão Preto (SP), dentre outros, no dia 8 de dezembro. No Rio de Janeiro, será no Centro de Artes da Favela da Maré.
A onda…
Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à violência contra Crianças e Adolescentes, que acontece na terça no Maksoud Plaza em São Paulo, chamou a atenção de grupos conservadores para o tema da palestra das 16h: “Direitos Sexuais e Reprodutivos dos Adolescentes com Menos de 14 Anos”.
Batom & Poder
Bolsonaro avisou a Onyx Lorenzoni e equipe que pretende contar com mais mulheres na Esplanada.
Planície
Como é diferente a vida longe do sonhado Palácio do Planalto. Dia desses, o ex-candidato Fernando Haddad (PT) teve que passar por detector de metais e revista em uma visita ao Senado.
Vozes da parede
No gabinete do ainda deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) há quadros com fotos dos ex-presidentes do governo militar. Ele deve levá-los para o Planalto.
Cannabis
Ao contrário do que a Coluna publicou semana passada, o projeto de lei que autoriza o cultivo domiciliar de cannabis para tratamento terapêutico foi aprovado de forma simbólica no plenário da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, e não em votação dos presentes – o que veio a se confirmar nesta semana.
ESPLANADEIRA
– Carlos Lupi, presidente do PDT, seu filho Leo Lupi, estudante de Relações Internacionais, e a Juventude Socialista promovem hoje o encontro “PDT de Portas Abertas”, na Fundação Leonel Brizola.
– Eduardo Suplicy (PT) participou do jogo de futebol entre times de vereadores e funcionários, na festa de Natal da Câmara de São Paulo, quinta-feira, no Palestra Itália.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.