Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de outubro de 2023
O auxílio tem como destino a região que sofre com sanções de Israel por conta dos ataques do grupo Hamas.
Foto: Reprodução X/@arabnewsUm terceiro comboio com 34 caminhões de ajuda humanitária entrou na passagem de Rafah, a partir do Egito, nesta segunda-feira (23).
O auxílio tem como destino a Faixa de Gaza que sofre com sanções de Israel por conta dos ataques do grupo Hamas no começo deste mês. As entregas humanitárias por meio de Rafah começaram no sábado (21). Rafah é a principal passagem de entrada e saída de Gaza que não faz fronteira com Israel.
Desde que o governo do premiê Benjamin Netanyahu impôs um “cerco total” ao enclave palestino, em retaliação ao ataque de militantes do Hamas, a localidade se tornou o foco dos esforços para entregar ajuda.
No último final de semana, 34 caminhões passaram por lá. A Faixa de Gaza abriga 2,3 milhões de pessoas. A ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que serviços essenciais como água, saúde e saneamento mal funcionam e a eletricidade é escassa na região. Milhares de pessoas fugiram do norte de Gaza para o sul. A ONU estima que haja cerca de 1 milhão de pessoas deslocadas, incluindo mais de 353 mil pessoas abrigadas em escolas da Organização das Nações Unidas.