Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de janeiro de 2025
Pontos vermelhos indicam área de terremoto que balançou Katmandu, em 7 de janeiro de 2025.
Foto: USGS/ReproduçãoUm terremoto de magnitude 7,1 foi sentido em Katmandu, a capital do Nepal, durante a manhã de terça-feira (7), pelo horário local – noite de segunda-feira (6) no Brasil. A cidade fica a cerca de 200 km do epicentro do tremor.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor está em uma região de fronteira do Tibet. Devido à forte magnitude, o terremoto pode ter sido sentido na China e na Índia, além do Nepal. Outros tremores menores foram registrados na sequência.
Katmandu é a maior cidade do Nepal, sendo que a região concentra mais de 2 milhões de habitantes. Moradores ouvidos por agências de notícias afirmaram que sentiram um forte tremor. Até a publicação desta reportagem não havia informações sobre estragos ou feridos.
Terremotos são comuns na região, já que a área possui um encontro de placas tectônicas. O local possui uma grande cadeia de montanhas, incluindo o Monte Everest, que é o mais alto do planeta.
Em 2015, um tremor de magnitude 7,8 chegou a provocar o deslocamento do Monte Everest três centímetros para o sudoeste, segundo pesquisadores.
Naquele ano, dois fortes terremotos deixaram mais de 8,7 mil mortos no Nepal, incluindo 18 alpinistas que escalavam o Everest. Foi o pior desastre desde a década de 1930, sendo que Katmandu foi uma das áreas mais atingidas.
(AG)