Ícone do site Jornal O Sul

Tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira é diagnosticado com linfoma de Hodgkin

Ele passa por tratamento quimioterápico há quatro meses e “vem apresentando excelente resposta”, em evolução. (Foto: Reprodução)

Carlos Alberto Parreira está em tratamento contra um linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer no sangue. A informação foi dada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a pedido da família.

Segundo a nota da entidade, o treinador do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira, de 80 anos, passa por tratamento quimioterápico há quatro meses e “vem apresentando excelente resposta”, em evolução.

O tratamento do ex-treinador tem sido feito pelo Hospital Samaritano. A aparente fragilidade física de Parreira havia sido comentada por pessoas presentes ao velório de Zagallo, amigo e grande parceiro profissional do ex-treinador. Parreira foi à despedida e se emocionou.

Doença

Também chamado de Doença de Hodgkin, o linfoma é um tipo de câncer que tem origem no sistema linfático – um conjunto formado por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células pelo corpo. As células se multiplicam descontroladamente e se espalham de forma ordenada de um grupo de linfonodos para outro, por meio dos vasos linfáticos. Com o passar do tempo, podem se disseminar para tecidos próximos e, se não tratadas, para outras partes do corpo.

A doença costuma surgir com maior frequência nos gânglios linfáticos das regiões do pescoço, do tórax e das axilas. Os homens têm maior propensão a desenvolver do que as mulheres, e as faixas etárias em que os casos são mais comuns são dos 15 aos 39 anos e dos 75 anos em diante.

Nota

Veja a nota da CBF sobre o ex-técnico:

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem informar, em nome da família do ex-treinador da Seleção Brasileira Masculina de Futebol, Carlos Alberto Parreira, que, após o diagnóstico de linfoma de Hodgkin, ele está há quatro meses em tratamento quimioterápico e vem apresentando excelente resposta. A família do treinador tetracampeão e a equipe médica do Hospital Samaritano que o acompanha, afirmam que Parreira segue evoluindo positivamente aos tratamentos e agradecem a todos pela preocupação e carinho.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em nome de todos os torcedores brasileiros, deseja pronta recuperação ao professor Parreira.”

Sair da versão mobile