Ícone do site Jornal O Sul

Teve o celular roubado antes de baixar o aplicativo Celular Seguro? Veja como bloquear o aparelho remotamente

Aplicativo Celular Seguro, do governo federal, capaz de bloquear telefones roubados em menos de uma hora. (Foto: Reprodução)

Já está disponível para aparelhos iOS e Android o aplicativo Celular Seguro, do governo federal, capaz de bloquear telefones roubados em menos de uma hora para proteger dados sensíveis e informações importantes de criminosos. Mas se você teve o seu celular roubado recentemente e não conseguiu baixar o serviço a tempo, é possível bloquear os seus aplicativos e informações importantes remotamente.

Tanto quem tem iPhone como quem tem celular com sistema Android consegue fazer o bloqueio. Os caminhos são semelhantes.

Veja abaixo como bloquear o iPhone:

– Passo 1: Caso você tenha um iPhone, basta acessar a sua conta do iCloud no site “icloud.com/find”.

– Passo 2: Clique em “Iniciar sessão” e logue com o seu e-mail e senha.

– Passo 3: Em seguida, será possível ver todos os dispositivos vinculados à sua conta no iCloud.

– Passo 4: Depois, basta clicar sobre o aparelho que você deseja bloquear e clicar em “Marcar como perdido”. Ao fazer isso, o aparelho fica bloqueado.

Veja como bloquear o celular com sistema Android:

– Passo 1: Se o seu telefone for Android, acesse o site Find My Device, do Google.

– Passo 2: Em seguida, logue com a sua conta do Google.

– Passo 3: Identifique o dispositivo no canto esquerdo da tela.

– Passo 4: Para fazer o bloqueio, é preciso clicar em “Limpar dispositivo”. Ao fazer isso, é possível excluir permanentemente todos os dados do aparelho.

IMEI do celular

Caso você tenha em mãos o seu número IMEI (espécie de identidade do telefone), é possível realizar o bloqueio do aparelho junto à operadora via telefone. Esse número vem na caixa do aparelho. Também pode ser obtido ao discar *#06# no seu telefone. Vale deixar anotado em um papel para usá-lo quando necessário.

Cadastros

O Celular Seguro, aplicativo do governo federal capaz de bloquear telefones roubados em menos de uma hora, chegou a 275 mil cadastros de usuários em menos de 24 horas após o seu lançamento, informou um comunicado do Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgado nessa quarta-feira. Até as 8h da manhã dessa quarta-feira (20), 98 mil celulares foram registrados via site ou aplicativo.

Essa discrepância entre os números se justifica pelo fato de que a plataforma permite que as pessoas se cadastrem sem necessariamente identificar um número de celular, o que pode ser feito posteriormente pelo usuário, que também pode cadastrar quantos dispositivos quiser.

Além disso, a ferramenta já havia recebido 735 alertas com pedidos de bloqueio por perda, roubo ou furto de aparelhos. O aplicativo está disponível para iPhone e celulares com sistema Android. As informações são do jornal O Globo.

Sair da versão mobile