Ticiane Pinheiro, 48, chamou a atenção dos seguidores com um post inédito em seu perfil nas redes sociais ao abordar a conscientização sobre a mamografia, exame de radiografia das mamas que pode diagnosticar o câncer de mama. Isso porque a apresentadora compartilhou uma foto do momento de autocuidado para alertar o público que “não precisa esperar o Outubro Rosa”.
Após a repercussão, Ticiane refletiu sobre usar a visibilidade para evidenciar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de outros cuidados. “Já faz uns 20 anos que faço check-up uma vez por ano. Meu médico, que é o meu obstetra, ginecologista, sempre falou para mim, ele que me passa todos os exames. Só que nunca tinha postado na rede social e aí hoje pensei que está chegando Outubro Rosa, as pessoas vão procurar para fazer uma mamografia”, explicou.
Ela diz que ainda atrasou um pouco o processo de checar a saúde em geral, já que costuma passar pela bateria de exames em meados de fevereiro, mas não deixa de dar atenção para a saúde. “Acho que as pessoas têm que se conscientizar, mas não só em outubro, durante todo o ano. Mas acabei fazendo [o post] com o coração. Fiz ultrassom de mama, de abdômen, fiz dos ossos. Acabei fazendo check-up geral mesmo, exame de sangue, de tudo”, declarou.
“O ser humano sempre pensa: ‘Tenho um trabalho, não vai dar agora, tenho isso para fazer’. Você coloca a sua saúde de lado às vezes e não pode. Aí eu marquei hoje no meu dia de folga, de manhã, aproveitei para fazer meus exames”, completou.
Ticiane ainda reforçou a intenção de conscientizar as mulheres com seu alcance. “Postei para falar que não precisa esperar o Outubro Rosa. Vamos cuidar. Tive uma pessoa muito próxima de mim que teve um câncer de mama e descobriu fazendo o exame ano passado, teve que fazer cirurgia. Graças a Deus, está bem, mas aconteceu”, relatou.
O detalhe é que o retorno do post foi muito positivo. “Muita gente agradeceu e falou que vai marcar o exame. Você ver que está ajudando as pessoas, influenciando para o lado bom, isso é muito legal. Muitas pessoas falando que tinham feito hoje, que fez ontem”, contou.
“Algumas pessoas até perguntam o porquê, para que postar isso. Aí falo que estou querendo ajudar as outras pessoas e influenciar mesmo a fazerem. Muitas perguntam se dói, se dá medo. Não dói e se doer é uma dor para o bem, entendeu? Sempre fiz, nunca senti dor. Para mim, foi sempre normal. É claro que dá uma amassadinha ali, mas está tudo certo”, concluiu.