Ícone do site Jornal O Sul

TikTok prepara clone americano para escapar de banimento nos Estados Unidos

Justiça manteve uma nova lei que pode levar ao banimento do popular aplicativo de vídeos chinês no país. (Foto: Reprodução)

O TikTok está desenvolvendo um clone de seu algoritmo de recomendações de vídeos, o que pode ajudar a plataforma a contornar o possível banimento nos Estados Unidos. A informação foi divulgada nessa quinta-feira (30) pela Reuters.

A ideia da ByteDance, dona do TikTok, é lançar uma versão independente da usada em boa parte do mundo para atender aos 170 milhões de usuários da rede social nos Estados Unidos, segundo fontes que falaram à agência sob a condição de anonimato.

O trabalho para dividir o código-fonte do aplicativo começou no ano passado, antes do presidente dos EUA, Joe Biden, sancionar a lei que força a venda da operação americana da plataforma até janeiro de 2025.

Centenas de programadores têm trabalhado para separar milhões de linhas de código para eliminar ligações com a versão do TikTok para a China, conhecida como Douyin, e informações vinculadas a usuários chineses.

O algoritmo do TikTok é apontado pela ByteDance como o fator que contribuiu para a popularidade da rede social. Como acontece em outras redes sociais, esse código é usado para fazer recomendações personalizadas de vídeos com base nas preferências de cada usuário.

As fontes ouvidas pela Reuters afirmaram que a criação de uma versão exclusiva para os EUA poderia facilitar a venda da operação do TikTok no país, embora a empresa não tenha planos de fazer isso neste momento.

No Brasil

O TikTok no Brasil já se consolidou de vez. Desde seu lançamento em setembro de 2016 pela empresa chinesa ByteDance, o aplicativo tem experimentado um crescimento meteórico, conquistando milhões de usuários em todo o globo.

A plataforma, por ser dinâmica e acessível, permitiu que muitas pessoas criassem e compartilhassem vídeos curtos que rapidamente se tornaram virais. Seu algoritmo, diferente do Instagram, facilitou esse processo.

O Opinion Box, pesquisou os hábitos dos usuários de TikTok no Brasil. Ao realizar a pesquisa percebeu-se que o perfil mais comum é de “heavy users”, já que 8 em cada 10 usuários abre o aplicativo pelo menos uma vez por dia.

Um dado interessante sobre a rede, que comprova como ela anda em alta, diz respeito a quando as pessoas se tornaram usuárias. No caso do Tiktok, que é uma rede muito mais jovem que o Instagram e o Facebook, por exemplo, muita gente ainda está chegando agora: cerca de 40% entraram para o TikTok no último ano.

E boa parte desses usuários deve intensificar sua relação com a rede no próximo ano, já que um em cada três estima que vai passar mais tempo no TikTok.

Quanto à frequência de postagens, os números mudam: apenas 11% postam pelo menos uma vez ao dia. Em contrapartida, 30% raramente publicam no TikTok e 30% nunca postam nada por lá, somente assistindo aos vídeos do aplicativo. É interessante notar que a maior parte dos usuários preferem assistir vídeos do que produzir seus próprios conteúdos.

Sair da versão mobile