Ícone do site Jornal O Sul

TikTok remove vídeo falso simulando fala do ministro da Fazenda sobre taxação do Pix

Há casos de golpes com boletos falsificados enquanto circulam nas redes sociais mentiras sobre o Pix. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente o TikTok para que a plataforma retirasse do ar uma postagem contendo um vídeo falso que simulava uma fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), defendendo a “taxação de pobres”.

Na manhã desta terça-feira (21), a publicação já havia sido removida. O pedido foi enviado na noite de segunda (20), sob argumento de que a postagem tem caráter “enganoso e fraudulento”.

No documento, a AGU “enfatizou que a postagem feita por usuário da plataforma trata-se de desinformação, pois veicula um vídeo manipulado com auxílio de Inteligência Artificial (IA), que mostra fato não condizente com a realidade”, disse o órgão, em nota.

Além disso, o post “busca confundir o público sobre a posição do ministro da Fazenda acerca de assuntos de interesse público, sem sua efetiva manifestação”, prossegue o texto.

Na semana passada, Haddad anunciou que o governo pretendia acionar a Justiça contra quem está propagando fake news sobre a taxação do Pix ou aplicando golpes.

“A AGU [Advocacia-Geral da União] foi envolvida para tomar providências judiciais contra os golpistas. Quem está divulgando fake news está patrocinando organizações criminosas no país, que estão atuando, mandando boleto para a casa das pessoas, cobrando a mais indevidamente, dizendo que estão sendo taxados”, declarou Haddad, na última quarta-feira (15).

Há casos de golpes com boletos falsificados enquanto circulam nas redes sociais mentiras sobre o Pix.

“Isso está na ótica da AGU, o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] pediu providências judiciais — as cabíveis, claro, na forma da lei, e nós vamos tomar providências em relação a isso”, completou o ministro.

Vídeo

No material, que tem um áudio manipulado para imitar a voz de Haddad – diz: “Nosso plano é taxar tudo, tudo. Neste ano teremos imposto do cachorrinho de estimação. Se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também. É justo. Imposto pré-natal. Ficou grávida, já tem que começar a pagar imposto para o hospital. Imposto das bets. Se perdeu, o prejuízo é seu. Se ganhar, o lucro é nosso. Mas é tudo para o bem do nosso povo. Brasileiro gosta de um imposto novo também, né? Todo mundo sabe. Imposto e ‘Big Brother’ é a nossa paixão”.

Uma pesquisa pela origem da imagem de Haddad usada no vídeo falso mostra que ela foi extraída de um vídeo autêntico, publicado em 6 de janeiro de 2025, mas com áudio totalmente diferente do utilizado na mensagem adulterada. As informações são do portal de notícias g1.

 

Sair da versão mobile