Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 1 de março de 2023
O TikTok anunciou nesta quarta-feira (1) que, nas próximas semanas, as contas de menores de 18 anos terão um limite de tela automático de 60 minutos. Quando o adolescente atingir esse tempo, a rede social solicitará uma senha para ele continuar assistindo aos vídeos.
“Para determinar o tempo permitido para adolescentes, nós consultamos pesquisas acadêmicas atuais e os especialistas do Laboratório Digital Wellness do Hospital Infantil de Boston”, disse a empresa em comunicado.
“Não há um consenso coletivo sobre quanto tempo de tela é ‘demais’, ou mesmo o impacto do tempo de tela de forma mais ampla. Mas o TikTok reconhece que adolescentes precisam de apoio extra quando começam a explorar a internet de forma independente”, completou.
O TikTok ainda está ganhando um painel de tempo de tela que mostra as horas gastas na rede social, quantas vezes o app foi aberto e o tempo total gasto durante o dia e a noite”.
Outra novidade é a limitação de notificações, que permite aos responsáveis um cronograma para silenciar alertas da plataforma.
Segundo a empresa, adolescentes de 13 a 15 anos não recebem alertas a partir das 21h; aqueles com 16 e 17 anos não recebem a partir das 22h.
Principal rede
O TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no Brasil, à frente de Instagram e Facebook. A informação foi divulgada em agosto último na pesquisa TIC Kids Online Brasil.
O levantamento foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que faz pesquisas sobre o uso de internet no país. A nova edição do relatório identificou que:
– 93% das crianças e dos adolescentes no Brasil usam a internet;
– Desses, 78% acessam redes sociais, mas apenas 38% postam texto, foto ou vídeo próprios – em teoria, as plataformas não aceitam usuários com menos de 13 anos;
– WhatsApp e Instagram são as redes sociais em que mais usuários têm perfis;
– Mas o TikTok é o mais usado (é apontado como a principal rede social por 34% dos usuários de internet entre 9 e 17 anos);
– Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm maiores índices de uso de internet;
– 32% dos usuários de internet de 11 a 17 anos buscaram apoio emocional na internet.
A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com 2.651 crianças e adolescentes ao lado de seus pais ou responsáveis, entre outubro de 2021 e março de 2022. As informações são do portal de notícias G1.