Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 17 de setembro de 2022
O TikTok é conhecido por seus vídeos virais de dança e música pop. Mas, para a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), o aplicativo de vídeo vem sendo cada vez mais usado como um mecanismo de busca.
Jovens da Geração Z estão usando o poderoso algoritmo do TikTok – que personaliza os vídeos mostrados a eles com base em suas interações com o conteúdo – para encontrar informações surpreendentemente adaptadas a seus gostos.
Essa adaptação é combinada com a sensação de que pessoas reais no aplicativo estão sintetizando e fornecendo informações, em vez de sites sem rosto.
“No TikTok, você vê como a pessoa realmente se sentiu sobre onde comeu”, disse Nailah Roberts, de 25 anos, que usa o aplicativo para procurar restaurantes em Los Angeles, onde mora.
Nailah pondera que uma longa resenha escrita de um restaurante não pode capturar seu ambiente, comida e bebidas como um clipe pequeno pode.
A ascensão do TikTok como ferramenta de busca faz parte de uma transformação mais ampla na pesquisa digital. Embora o Google continue sendo o mecanismo de pesquisa dominante no mundo, as pessoas estão recorrendo à Amazon para pesquisar produtos, ao Instagram para se manter atualizado sobre as tendências e aos Snap Maps, do Snapchat, para encontrar empresas locais. À medida que o mundo digital continua crescendo, o universo de maneiras de encontrar informações nele está se expandindo.
Domínio
O Google notou o TikTok entrando em seu domínio. Enquanto a empresa do Vale do Silício contestou que os jovens estivessem usando o aplicativo de vídeos curtos como substituto de seu mecanismo de pesquisa, pelo menos um executivo do Google comentou publicamente sobre os recursos de pesquisa do rival.
“Em nossos estudos, algo como quase 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou ao Google Search. Eles vão para o TikTok ou Instagram”, admitiu Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, em uma conferência de tecnologia em julho.
O Google incorporou imagens e vídeos em seu mecanismo de busca nos últimos anos. Desde 2019, alguns de seus resultados de pesquisa apresentam vídeos do TikTok. Em 2020, o Google lançou o YouTube Shorts, que compartilha vídeos verticais com menos de um minuto de duração, e passou a incluir seu conteúdo nos resultados de pesquisa.
O TikTok, de propriedade da empresa chinesa de internet ByteDance, se recusou a comentar sobre sua função de busca e sobre produtos que podem estar em teste. E informou que estava “sempre pensando em novas maneiras de agregar valor à comunidade e enriquecer a experiência do TikTok”.
Maior interação
Uma pesquisa no TikTok geralmente é mais interativa do que digitar uma consulta no Google. Em vez de apenas percorrer uma lista enorme de textos, os membros da Geração Z coletam recomendações de vídeos do TikTok para identificar o que estão procurando, assistindo vídeo após vídeo para selecionar o conteúdo. Em seguida, verificam a veracidade de uma sugestão com base nos comentários postados em resposta aos vídeos.
Esse modo de pesquisa está enraizado em como os jovens estão usando o TikTok não apenas para procurar produtos e empresas, mas também para fazer perguntas sobre como fazer as coisas e encontrar explicações sobre o que as coisas significam.
A ascensão do TikTok como mecanismo de busca pode significar que mais pessoas se deparam com informações erradas e desinformação no aplicativo, que podem ser amplificadas e divulgadas ainda mais, disse Francesca Tripodi, professora de informação e biblioteconomia da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. A plataforma tem se esforçado para moderar conteúdo enganoso sobre eleições, guerra na Ucrânia e aborto.
Além disso, o algoritmo do TikTok tende a manter as pessoas no aplicativo, tornando mais difícil para elas recorrerem a fontes adicionais para pesquisas de verificação de fatos, acrescentou Francesca:
“A pessoa não está realmente clicando em nada que o leve para fora do aplicativo. Isso torna ainda mais desafiador verificar se as informações que você está recebendo estão corretas.”
O TikTok se tornou um local para encontrar informações. O aplicativo está testando um recurso que identifica palavras-chave em comentários e links para resultados de pesquisa para elas. No Sudeste Asiático, também está testando um feed com conteúdo local, para que as pessoas encontrem empresas e eventos próximos a elas.