Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Leandro Mazzini | 2 de junho de 2021
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Citado entre aliados como um dos potenciais vices na chapa presidencial de Lula da Silva, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), ainda não passou no teste na primeira crise pré-campanha de exposição em vitrine nacional. As suas ações diante da truculência da Polícia Militar na manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro no Recife desagradaram diferentes entidades, políticos da oposição e até da sua base. A despeito da marca de bom gestor local (na visão dos aliados), o episódio de crise na segurança pública mostrou despreparo. Caiu como bomba até entre amigos Câmara avisar que não sabia do protesto, diante de toda a mídia.
Atingido
O que era para ser no sábado e durante esta semana um ato anti-Bolsonaro, respingou direto em Câmara. Agora é chamado de truculento, autoritário e negligente.
Sal na língua
O PSB – cujo comando nacional tem base no Recife – corre para limpar a imagem do governador, sem muito sucesso. Os expoentes nacionais do partido se calaram.
Sobrou pra PM
Nenhum aliado político do PDT, PT, nem o prefeito João Campos e demais partidos da sua coalizão deram palavra de apoio ao governador. Todos culpam a PM.
Quebra-molas…
A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência de um projeto de revisão de concessão e que pode suspender cerca de 14 mil linhas de ônibus e mais de 180 mil empregos no setor de turismo. O PL 3819/20 é relatado por Hugo Motta (Republicanos-PB), natural de um Estado que teve queda de 11% no serviço de transporte durante a pandemia e será ainda mais atingido caso o projeto seja aprovado.
… na rota turística
O Nordeste, que esperava movimentar R$ 222 bilhões até 2027, segundo dados pré-pandemia, será a segunda região mais impactada pelo projeto.
Novo voto
O TSE vai realizar eleições suplementares para prefeito dia 13 em Sidrolândia (MS), Nova Pata do Iguaçu (PR), Petrolândia (SC), Campestre (MG) e Espera Feliz (MG).
Suplementar
Essas eleições suplementares são pouco perto do que aconteceu em anos anteriores. Prova de que o processo tem amadurecido dentro da legislação.
Gordofobia na mira
As menções ao termo gordofobia nas redes sociais cresceram 400% desde o início da vacinação a obesos contra covid-19. Até os profissionais de saúde são alvo. O médico especialista no assunto Cid Pitombo lançou a campanha #gordofobianãoépiada e ganhou o apoio do vereador Marcelo Arar (PTB-RJ), que comprometeu-se a apresentar PL contra o preconceito a obesos.
É campeão
Os Correios foram condenados pelo TST a pagar R$ 20 mil de indenização moral a um carteiro que foi assaltado 18 vezes desde 2000 durante entrega de encomendas por moto.
Carvana
A família do falecido ator Hugo Carvana ganhou ação de indenização contra a TV Globo. Provou na Justiça o vínculo trabalhista do artista por 40 anos. Ele morreu em 2014, durante tratamento contra um câncer e mal de Parkinson. Após a demissão da emissora, ficou sem o plano de saúde que o auxiliava nos tratamentos.
Emergência
A situação do Brasil é tão ruim e o País tão mal visto nesta pandemia que chegou-se a este ponto: A ONG Médicos Sem Fronteira faz campanha internacional para doações a hospitais públicos no Brasil para combate ao covid-19. A MSF sempre fez campanhas para áreas de conflitos de guerra ou para países pobres da África.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.