Ícone do site Jornal O Sul

Todas as piscinas públicas de Porto Alegre terão cadeiras anfíbias para pessoas com deficiência

Atualmente, duas das piscinas públicas da Capital já disponibilizam as cadeiras anfíbias para os usuários. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A partir do final deste ano e início de 2026, todas as cinco piscinas públicas de Porto Alegre serão equipadas com cadeiras anfíbias, oferecendo acessibilidade e permitindo o banho de pessoas com deficiência nos espaços de lazer da cidade.

Esta ação foi viabilizada por meio de uma parceria firmada entre o secretário municipal de Esporte e Lazer, Julio Gonçalves, o professor Tovi, e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).

Atualmente, duas das piscinas públicas da Capital já disponibilizam as cadeiras anfíbias para os usuários:

* Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores), localizado na Zona Sul;

* Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi), na Zona Norte.

De acordo com a coordenadora de Paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Liza Cenci, a instalação dos equipamentos não acarretará custos adicionais para a prefeitura.

Ela explica que as cadeiras anfíbias têm como objetivo garantir maior acessibilidade às pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e permitindo que elas desfrutem dos momentos de lazer nas piscinas públicas da cidade.

“Acessibilidade é importante também nas piscinas e esses equipamentos contribuem em diversos ensinamentos motores e cognitivos”, avalia Liza.

Para utilizar as cadeiras, é necessário realizar um agendamento prévio. O procedimento pode ser feito pelo telefone (51) 3289-4868 ou pelo e-mail: paradesporto.smelj@portoalegre.rs.gov.br.

Sair da versão mobile