A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém nesta terça-feira (24), a vacinação contra a covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. Todas as 134 unidades de saúde da cidade aplicam o imunizante contra a covid-19 nesta semana.
O público apto a receber a vacina bivalente inclui quem tem 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades de 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente.
São imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:
– Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea.
– Pessoas vivendo com HIV (PVHIV).
– Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ≥ 14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10 quilos.
– Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão.
– Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias).
– Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise.
– Pacientes oncológicos que realizaram tratamentos quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.
– Pessoas com neoplasias hematológicas.
Bebês e crianças
Bebês a partir de 6 meses a crianças de até 5 anos incompletos também podem ser imunizados contra a doença, com vacina específica para a faixa etária. O esquema vacinal para este grupo é em três doses.
Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da aplicação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.
Crianças de 5 até 12 anos incompletos (11 anos, 11 meses e 29 dias)
Primeira dose, segunda dose e reforço.
Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.
Adultos e adolescentes acima de 12 anos
Primeira dose, segunda dose e reforço.
Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.
Bivalente (reforço)
Público: pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo (pelo menos duas doses anteriores).
Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Para profissionais de saúde é necessário apresentar comprovante do vínculo empregatício (crachá, carteira ou contrato de trabalho vigente). No caso de trabalhadores autônomos, entregar cópia da ficha CNES ou alvará do serviço de saúde ou autodeclaração. Já trabalhadores de apoio devem levar declaração de vínculo do trabalhador. Pessoas com deficiência permanente deverão apresentar documento que comprove sua condição, como laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, entre outros, válidos independente da data.
Onde: Todos os públicos serão atendidos nas 134 unidades de saúde.
Vacinação contra a gripe
A prefeitura ampliou o público apto a receber a dose contra os vírus da influenza (gripe) para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. A medida atende à determinação do Ministério da Saúde de ampliar para toda a população o público apto a ser imunizado. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da cidade.