Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de março de 2019
Em ano de esforço da recuperação da economia, a exigência pessoal e profissional pela alta performance e engajamento nas empresas aumenta. A busca, hoje, no mercado de trabalho é por profissionais conectados com o negócio, com clareza das suas responsabilidades e, acima de tudo, com foco em resultados.
E, ao mesmo tempo, de líderes com flexibilidade cognitiva e capacidade de gerir times. Por isso, tecnologias de mensuração e apoio na gestão de performance estão cada vez mais em voga. Segundo o estudo O Futuro do Trabalho: Impactos e desafio para as organizações no Brasil, feito pela PwC, as empresas buscam tecnologias que acompanhem em tempo real as evoluções de performance das pessoas, podendo assim conquistar mais assertividade nos ajustes que precisam ser feitos com os profissionais e nas companhias.
Pensando nisso, e trabalhando há quase seis anos como referência na gestão de
carreiras e performance, a Planus – Escolhas de Carreira, lança, em Porto Alegre, a Plataforma “ToFace” que vem auxiliar as organizações a estimular diálogos sobre carreira e performance e, sobretudo, amadurecer as relações de trabalho. Uma
plataforma que une software, educação e consultoria, mexendo no alicerce da organização: a cultura.
Nesta plataforma, os dados e indicadores qualitativos são registrados e podem ser analisados de forma dinâmica em dashboards (painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual), de forma objetiva, clara e adaptáveis. Juliana Rondon, idealizadora da Planus – Escolhas de Carreira e da Plataforma “ToFace”, destaca que somente monitorar dados de metas, por exemplo, não traz grandes resultados: “É preciso gerir de forma humana as informações. Caso contrário, o que acontece é o estímulo para uma cultura persecutória e pouco saudável.
Em contrapartida, quando usamos as informações para que a comunicação seja objetiva e empática, a coisa muda de figura. As pessoas buscam relacionamentos cada vez mais humanos no contexto profissional, o que não quer dizer pouco foco em resultados, pelo contrário. Quer dizer co-criação, compartilhamento de poder e de responsabilidades. Quanto mais autorais as decisões, mais as pessoas tendem a se engajar no que fazem”, ressalta a especialista.
Além disso, com a economia apresentando tendências positivas para uma possível
elevação de oferta de empregos, aumenta a mobilidade dos profissionais que cada vez mais buscam locais onde possam se conectar com causas e propósitos que lhes tragam orgulho.
A pesquisa da PwC indica, também, que o senso de pertencimento tem sido cada vez mais crítico ao engajamento das pessoas ao trabalho, bem como a organização estimular o trabalho por projetos, olhar para a carreira das pessoas de forma mais personalizada e com foco nas suas habilidades e não somente pré-requisitos técnicos. Uma das principais reclamações no mercado de trabalho é como ainda permanece distante o sonho de se ter um trabalho mais humanizado e saudável sem a falsa ideia de que abalaria a produtividade.
Por isto a Plataforma ToFace tem como dispositivo estimular conversas com foco em carreira e performance para o desenvolvimento de pessoas, com o objetivo de aproximá-las e facilitar as conversas sobre resultados, comportamentos, sonhos e objetivos. Abrir espaço de fala para a subjetividade é um grande diferencial das organizações no que se refere à alta performance das pessoas.
O software será apresentado no evento “Welcome, 2019”, para empresários, gestores, empreendedores e profissionais de gestão de pessoas. Até o momento cerca de 60 empresas já confirmaram presença no encontro, que acontecerá no dia 14 de março no auditório da Amcham (Avenida Dom Pedro II, 861), a partir das 19h. O evento também apresentará as principais tendências para a gestão de carreiras e performance esperadas para 2019.