Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Toga quente

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O enredo mais tenso em investigação, em um inquérito sigiloso, vem de uma gravação de Joesley Batista com uma advogada, na qual é citada uma tentativa de aproximação com um juiz federal para ajuda ao grupo empresarial, patrocínios a um instituto ligado a dois magistrados e promessas de influência. O script verbal leva todos os envolvidos à lona.

Lula blindado

Na primeira reunião de trabalho, a CPI mista da JBS/Friboi convidou o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot (que não vai aparecer), convocou os irmãos Batista e blindou Lula da Silva (como antecipamos).

PMDB no MP

Luiz Fernando Vieira de Mello Filho, ex-secretário-geral do Senado aprovado para cadeira no Conselho Nacional do Ministério Público, é apadrinhado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Desce a cortina

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) resumiu a Ópera brasileira: “Quando o ministro da Fazenda pede orações pela economia é… que está tudo bem mesmo”.

Janot ironizado…

Apareceu um banner gigante em um poste em frente ao Anexo IV da Câmara Federal, com a foto do então procurador-geral da República Rodrigo Janot e o advogado de Joesley Batista, Pierpaolo Bottini (aquela imagem polêmica de ambos no fundo de um bar). Com a frase: “E agora, Janot, deu bambú? (sic)”. Banner flagrado pela Coluna. Veja nas nossas redes sociais.

… e Meirelles hostilizado

A patrulha partidária está ativa em Nova York (EUA). Sob gritos de “golpista!” e frases como “Está vendendo o Brasil”, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, caminhou pela calçada do Pierre Hotel até entrar em um táxi, escoltado por dois seguranças, após se reunir com investidores para falar das privatizações. O vídeo está em nosso canal no Youtube.

Poder pernambucano

Irmão do senador Armando Monteiro (PTB-PE), o empresário Eduardo Queiroz Monteiro reunirá na segunda-feira os ministros Mendonça Filho (Educação), Fernando Bezerra Filho (Minas e Energia) e Bruno Araújo (Cidades), além de governadores, no Fórum Nordeste 2017 no Recife, com o tema biocombustíveis.

À flor da pele

O vice-líder do Governo, deputado Beto Mansur (PRB-SP), sugeriu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um sal-de-frutas para acalmar a relação com o presidente Michel Temer.

INSS digital

O novo portal do www.inss.gov.br prioriza links esparsos e de fácil acesso, como “Calcule sua contribuição”, “Agende seu atendimento” e “Simule a sua aposentadoria”.

Mão invisível

Não é segredo nos gabinetes políticos que a nova chefe do MPF (Ministério Público Federal), Raquel Dodge, embora tenha ficado em segundo lugar na lista tríplice entregue a Michel Temer, foi a escolhida graças à “mão invisível” de caciques do PMDB, como o ex-presidente José Sarney (MA).

Entre paredes

Quem frequenta as palestras quinzenais da Loja Maçônica Grande Oriente, em Brasília, afirma que são “habituais” as declarações polêmicas como a do general do Exército Antonio Hamilton Martins Mourão em defesa de uma intervenção militar.

Cachimbo da paz

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Franklimberg Ribeiro, vai hoje a Charrua (RS) para mediar o conflito entre indígenas e posseiros em terras federais, que já resultou na morte de uma pessoa. “A situação fugiu do controle”, diz o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

Mistério do atleta

Há algo misterioso na Câmara Distrital do Distrito Federal. Deputados se perguntam como pode Manoel Carneiro de Mendonça Neto, aposentado por incapacidade laboral, invalidez e transtornos depressivos, ser um dos principais coordenadores do deputado Alírio Neto, pré-candidato ao governo local. E trabalhando ativamente como um atleta.

Ponto Final

“General Mourão, precisamos mostrar que a saída do Brasil passa pelas urnas e não pelas armas.” — Do senador Cristovam Buarque (PPS-DF)

Com Walmor Parente (DF), Tadeu Pinto (DF), Beth Paiva (RJ) e Henrique Barbosa (PE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

É chegar e aproveitar
Vamos ser sócios desta empresa?
https://www.osul.com.br/toga-quente/ Toga quente 2017-09-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar