Tonico Pereira, 73 anos de idade, se recupera da tranqueobronquite que o fez ficar internado por dez dias em um hospital no Rio de Janeiro. De volta às atividades cotidianas, o ator foi fotografado no brechó que administra no bairro de Botafogo, na Zona Sul da cidade.
De acordo com Tonico, ficar sem fumar ainda é difícil para ele. “A abstinência de cigarro é o que me dói. Eu fumava muito, muito”, afirma o ator, que conseguiu ficar sem cigarro no hospital e, após a alta, diminuiu o consumo. “Mas ainda não conseguir zerar”.
Apaixonado pela profissão, o ator, que fez uma participação especial na novela Um Lugar ao Sol (Globo, 2021) durante a pandemia espera voltar a atuar em breve.
Como tem sido sua recuperação?
Tonico Pereira: Como toda a recuperação, é sacrificante. Estou tomando os antibióticos em casa e me sinto melhor. A abstinência de cigarro é o que me dói. Eu fumava muito, muito.
Atualmente, ainda fuma?
Pouco, muito pouco. Mas ainda não consegui zerar, não.
Você teve uma traqueobronquite. Isso te levou a ficar 10 dias hospitalizado. Adotou novos hábitos?
A inflamação dos brônquios veio depois da diverticulite. Não adotei novos hábitos. Eu adoro ficar sozinho e lá eu ficava sozinho. Era bom pra caramba. Tinha todo o atendimento da equipe médica e de enfermagem. Sobrevivi bem à solidão.
Quais são seus planos para o segundo semestre?
Não planejo nada. Para mim, os planos acontecem. Não sei planejar. Espero que seja chamado para atuar. Sou um ator de aluguel e gosto de trabalho. Gosto é de trabalho, não é de emprego, não. Espero que os trabalhos venham.