O lendário cantor norte-americano Tony Bennett revelou, através de sua esposa Susan, que foi diagnosticado com Mal de Alzheimer. O artista de 94 anos é um dos maiores nomes do jazz, big band e standards americanos.
“A vida é um presente – mesmo com Alzheimer”, escreveu a esposa Susan no Twitter. “Obrigado a Susan e minha família pelo apoio”.
A revelação da doença neurodegenerativa crônica – a forma mais comum da demência – que acomete Tony Bennett aconteceu em uma entrevista concedida à revista AARP por Susan e seu fiho mais velho, Danny. Eles explicaram que o cantor foi diagnosticado com a doença em 2016, porém, já apresentava os sintomas um ano antes.
“Mesmo seus momentos cada vez mais raros de clareza e consciência revelam as profundezas de sua debilidade”, disse Susan.
Ele está fazendo tantas coisas, aos 94 anos, que muitas pessoas sem demência não podem fazer”, disse Gayatri Devi, a neurologista que diagnosticou Bennett. “Ele realmente é o símbolo de esperança para alguém com transtorno cognitivo.”
Mesmo com o diagnóstico, Tony Bennett ainda planeja lançar o que pode ser o último álbum de sua carreira: uma segunda coleção de duetos com Lady Gaga, que deve ser lançado ainda em 2021.
Bennett e Gaga se uniram pela primeira vez para lançar o elogiado álbum colaborativo Cheek To Cheek, onde ambos abordaram os clássicos do American Songbook.
Ainda na entrevista á AARP, Danny, filho mais velho de Tony Bennett, disse que consultou primeiramente Lady Gaga sobre o novo projeto para revelar o diagnóstico do pai: “Eu queria verificar com ela para ter certeza de que ela estava bem, porque ela o acompanha o tempo todo”, disse ele. “Ela estava tipo, “Com certeza, é apenas mais um presente que ele pode dar ao mundo'”
Tony Bennett já vendeu mais de 50 milhões de discos em todo mundo e foi vencedor de 19 prêmios Grammy, incluindo um especial, pelo conjunto da obra.