Ícone do site Jornal O Sul

Top Consumidor certificará 108 Marcas de Respeito.Será no dia 20 de março, às 19h, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul

O mais tradicional reconhecimento das empresas comprometidas com o bom atendimento ao consumidor cresceu. O Top Consumidor certificará 108 Marcas de Respeito. São nomes de empresas, marcas e serviços que se destacam por conduta ética, qualidade e compromisso com o universo das relações de consumo. A premiação do Top Consumidor – Marcas de Respeito será no dia 20 de março, em um jantar a ser realizado no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O Procon-RS vai estar presente no evento e receberá uma homenagem pela passagem de seus 20 anos.

A premiação é promovida pelo Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC) e pela Revista Consumidor. Esta edição estará maior, com 108 marcas e empresas de destaque, divididas em indústria, comércio, serviços e produtos, um crescimento significativo em relação às 32 categorias da edição anterior. “A mudança foi necessária para dar conta da amplitude e da visibilidade das relações de consumo”, explica José Luiz da Silva, presidente do INEC e Publisher da Revista Consumidor.

As marcas com melhor reputação foram indicadas por integrantes do Fórum-Latino Americano de Defesa do Consumidor, além de representantes da revista e do Instituto. O Fórum é formado por entidades públicas e civis do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que reúne entidades como Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (FECOMÉRCIO-RS), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL), Ordem dos Advogados do Brasil RS (OAB/RS), Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO/RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação Riograndense de Propaganda (ARP), entre outras.

Ao todo, 35 representantes de entidades e 20 consumidores convidados indicaram as marcas de respeito nas 105 categorias da premiação, em 2019. A metodologia do Top Consumidor – Marcas de Respeito consistiu na aplicação de uma pesquisa on-line na qual os entrevistados deveriam responder à seguinte pergunta: “Em sua opinião, entre as empresas indicadas, qual tem o seu respeito nos quesitos de ética e boa condução no trato com o consumidor, e que, além disso, conta com seu respeito e admiração como empresa e marca?”. Os participantes poderiam escolher uma entre as opções apresentadas; indicar um nome não listado; ou optar por votar em branco, caso não houvesse, na categoria, quem merecesse receber seu voto.

Os realizadores: O Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2002, que tem como missão educar, orientar e aproximar consumidores e fornecedores, por meio do respeito e da harmonia nas relações de consumo.

A Revista Consumidor é a mais antiga publicação do país voltada para o tema das relações de consumo. Criada em 1980 e em seu 39º ano de circulação, é uma referência nacional. Atualmente, produz uma edição anual impressa, que apresenta os detalhes da premiação Top Consumidor – Marcas de Respeito e também destaca temas e dados de interesse sobre as relações de consumo no Brasil.

Sair da versão mobile