Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 4 de agosto de 2015
O presidente do Conselho do Top de Marketing ADVB/RS, Alfredo Tellechea, lançou na manhã desta terça-feira (04), mais uma edição do Prêmio Top de Marketing da ADVB-RS. “Vivemos um período difícil na economia do País, e cada vez mais se faz necessário que as companhias sejam criativas e otimizem suas forças, no sentido de atingir os consumidores com preços justos, em um mercado cada vez mais competitivo”, pontua Tellechea, que também atua como conselheiro da Braskem. O lançamento contou com a presença de lideranças empresariais na sede da entidade.
Sob o tema “É nos piores momentos que os melhores aparecem”, o processo seletivo da premiação deste ano teve os critérios de avaliação reformulados, com foco na estratégia e resultado de cada concorrente. Em vista disso, foi criado um questionário com seis perguntas que simplificam e qualificam estrategicamente a organização e apresentação dos cases das empresas candidatas (que são indicadas por mais de 1 mil profissionais de comunicação, marketing e branding do mercado gaúcho). De acordo com Tellechea, o evento passa por um processo evolutivo desde o ano passado, quando foi criado o Conselho do Top de Marketing e o Júri Presencial, que inseriu uma terceira etapa seletiva, em que três finalistas de cada categoria defendem seus cases em frente a um seleto colegiado formado por executivos e acadêmicos. “As empresas defendem suas estratégias como se estivem diante de um Conselho Administrativo de grandes grupos empresariais”, destaca Tellechea.
“Estamos estruturando a premiação com o objetivo de facilitar a participação das empresas, independente de seu porte financeiro”, explica o presidente do Conselho, que foi instituído para dar perenidade e consistência ao Top de Marketing ADVB/RS. Além de Tellechea, integram o grupo de conselheiros, o presidente da ADVB/RS, Carlos Biedermann, Ademar Schardong e o atual presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes – que receberam as duas últimas distinções de Personalidade de Marketing ADVB/RS –, o vice-presidente da ADVB/RS, Paulo Marcelo Tigre, o presidente da Associação Rio Grandense de Propaganda (ARP), Fábio Bernardi, e o sócio-diretor da Dado Bier, Daniel Santoro, que também é presidente do Júri do Top de Marketing ADVB/RS.
Dentro do conjunto de mudanças ocorridas em 2014, além da criação de um júri presencial, também foi proposta a redução do número de categorias – que passaram de 36 para 26, a fim de tornar o prêmio mais competitivo. Também foram criadas duas categorias de estímulo ao empreendedorismo: os Prêmios-Incentivo Top Startup (que nesta edição é chancelado pela Unisinos) e o Top Miniempresa Escola (em parceria com a Junior Achievement). Este último é destinado aos melhores cases de marketing apresentados por projetos de empreendedorismo desenvolvidos por alunos de Ensino Médio de instituições que participam do Programa Miniempresa da Junior Achievement. Outra iniciativa que o Conselho do Top de Marketing ADVB/RS implementou no ano passado, e que se repete este ano, é a parceria com universidades (ESPM, Unisinos, PUCRS, UFRGS e Fundação Dom Cabral, que indicam professores do corpo docente para as duas fases de seleção dos cases das melhores práticas de marketing do ano.