Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Flavio Pereira | 12 de janeiro de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Conhecido pela sua truculência, o ex-deputado federal pelo PCdoB e atual presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul reforçou a fama esta semana. A pretexto de promover uma mobilização, Assis e um grupo de pessoas que o acompanhavam, invadiram de forma violenta a sede da industria G.Paniz desligando as máquinas e impedindo os funcionários de trabalharem. O ato violento revoltou os trabalhadores, que repudiaram a ação dos sindicalistas. Houve princípio de tumulto e ameaças, e agressões foram registradas. Funcionários também realizaram Boletim de Ocorrência ontem (11). Além da G.Paniz, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) e o próprio Sindicatos dos Metalúrgicos já haviam se manifestado sobre o ocorrido. Após tumulto registrado na empresa G.Paniz, na última quarta-feira (10), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias juntamente com os sindicatos patronais, emitiu nota assinada pelo presidente Celestino Oscar Loro, em repúdio ao ocorrido .
Marinho: Trabalhador não deve ter direito individual de rejeitar contribuição obrigatória ao sindicato
O ministro do Trabalho e Emprego do governo Lula, Luiz Marinho é contra com a possibilidade legal permitida, do trabalhador rejeitar o desconto relativo ao imposto sindical. Para o ministro, “trabalhador não deve ter direito individual de rejeitar contribuição obrigatória ao sindicato” Em entrevista à CNN, o ministro do Trabalho e Emprego argumentou que empregado não abriria mão de benefícios do acordo coletivo e, portanto, não deveria ter direito à recusa.
Schirmer terá papel estratégico na campanha de Sebastião Melo
Cezar Schirmer, atual vereador licenciado em Porto Alegre, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Santa Maria, não vai concorrer à reeleição. Schirmer é o titular da secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos e dará dedicação exclusiva à articulação politica para a provável campanha à reeleição do prefeito Sebastião Melo (MDB).
Adolfo Brito recebe apoios para projeto de irrigação
O futuro presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, deputado Adolfo Brito (PP), apresentou ao Governador Eduardo Leite, e à Diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul- FETAG em Porto Alegre, o seu plano de gestão para 2024. Os temas centrais que serão abordados são: reservação de água, irrigação e piscicultura.
Brito, recebeu apoio do Executivo e da FETAG, através da sua direção, tendo à frente o presidente presidente Carlos Joel da Silva, quanto às suas prioridades de gestão, com destaque para a importância da adoção de uma política permanente de irrigação para o Estado, e atenção especial ao armazenamento de água nas propriedades como forma de prevenção aos efeitos da estiagem e ao desenvolvimento de atividades como a piscicultura. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, elogiou a iniciativa de Brito e se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário toda a equipe técnica da FETAG.
PDT propõe aliança a Eduardo Leite para derrotar Sebastião Melo em Porto Alegre
A revista Veja noticia que o PDT abriu conversa com o PSDB em Porto Alegre. O chefe do partido trabalhista no Rio Grande do Sul, Romildo Bolzan, se reuniu com o governador Eduardo Leite para oferecer o nome da suplente de deputada federal Juliana Brizola, neta do fundador do partido para vice de uma chapa que pretende derrotar o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB) ou a deputada Maria do Rosário, nome já anunciado pelo PT para as eleições municipais.
Presidência da República reabre Palácio do Planalto para visitação do público
A propósito do retorno das visitas guiadas ao Palácio do Planalto, a coluna recebeu da Casa Civil da presidência da República, a seguinte nota:
“A partir do próximo domingo, 14 de janeiro, o Palácio do Planalto será reaberto ao público. A visitação guiada é gratuita e agendada eletronicamente, exclusivamente, pelo site: visitapr.presidencia.gov.br. A retomada das visitas faz parte das ações da Presidência da República para aproximar a população da sede do poder executivo federal. O Programa de Visitação à sede do Poder Executivo Federal aproxima o público externo da mais alta esfera do Governo Federal e permite uma maior compreensão da missão institucional da Presidência da República. A visitação também enfatiza aspectos da educação patrimonial na construção e na ampliação do conhecimento da população acerca da história, cultura e bens artísticos da sede do governo.
No edifício, funcionam o Gabinete da Presidência da República e os ministérios da Casa Civil, da Secretaria de Comunicação Social, da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria-Geral. Também é onde acontecem as principais agendas oficiais do presidente, as reuniões ministeriais e os lançamentos e anúncios de novos programas e projetos do Governo Federal.”
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.