A primeira-dama Maria Helena Sartori e o governador José Ivo Sartori acompanharam o lançamento do dicionário Português Talian, do professor Darcy Loss Luzzato. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
O galpão do Palácio Piratini esteve repleto para o lançamento do Dicionário Português Talian, do professor Darcy Loss Luzzato, editado pela Corag, que ajuda a resgatar a linguagem dos imigrantes italianos e, consequentemente, restabelecer tradições. O encontro se completou com a participação do grupo Filó italiano de Vila Flores. Zélia Brandalise Fiori, coordenadora do evento, simpaticamente fez a apresentação da festa que se realiza há quinze anos no município de Veranópolis e já conta com muitos adeptos em várias latitudes. Mencionou a carinhosa ajuda da primeira-dama, Maria Helena Sartori, para trazer o grupo à capital. O jantar com pratos da culinária de Vila Flores continuou à noite, e a polenta, de preparo com receita de gerações, foi dos petiscos mais solicitados.
Zélia Brandalise Fiori: costumes e sabores de Vila Flores. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Viviane Vasques e Paulo Sérgio Pinto compareceram ao lançamento do dicionário Português Talian e provaram os petiscos do grupo do Filó de Vila Flores. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Margareth de Paula e Antônio Albertina na assistência do encontro que destacou a presença italiana nas terras gaúchas. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Os secretários Tarcisio Minetto e Carlos Búrigo estiveram no Galpão dos jardins do Piratini. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Tiago Dimer e Victor José Faccioni: bons temas a respeito da colonização italiana. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Maria Helena Sartori e o prefeito Vilmor Carbonera, de Vila Flores, proporcionaram conhecer o tradicional Filó. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)