Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de dezembro de 2023
Por personificar o cowboy sexy que seduziu Susan Sarandon e Geena Davis no lembrado filme Thelma e Louise, Brad Pitt conseguiu conquistar diversas gerações. Aos 60 anos – seu aniversário é no dia 18 de dezembro – ele não é apenas um dos astros mais admirados de Hollywood (ganhou dois Oscars e recebeu seis indicações ao longo da carreira), mas também se destaca por ser um dos mais importantes produtores de cinema da indústria.
E embora tenha tropeçado – teve que lutar contra o vício do álcool – e chegado ao fundo do poço em 2016, após o divórcio de Angelina Jolie, o famoso ator renasceu pelas mãos de seu grande amigo Bradley Cooper, que o acompanhou em seu pior momento. “Trabalhei para ficar sóbrio graças a ele e desde que o fiz meus dias foram muito mais felizes”, confessou há alguns anos. No mês do seu aniversário, descobrimos os seus segredos, paixões e factos mais curiosos.
1. O Cinema Drive-in: Ele nasceu em Shawnee, Oklahoma, e cresceu no Missouri. Seu amor pela atuação surgiu naquelas noites de verão, quando seus pais levavam toda a família – ele tem dois irmãos mais novos, Doug e Julie – para ver filmes no drive-in perto de sua casa, ou quando ele “fugia” para o jardim de um amigo para vê-los de lá.
2. Questão dos dentes: A estrela de Hollywood brilhou em papéis inesquecíveis. Um dos mais icônicos foi seu personagem no Clube da Luta de David Fincher. Comprometido com o roteiro, Pitt pediu para quebrar os dentes para dar mais realismo à sua história. Algo que no final das filmagens foi resolvido com uma rápida visita ao dentista.
3. Começos e filmes perdidos: Ele estreou em 1987 no filme ‘No way out’, estrelado por Gene Hackman e Kevin Costner, com um papel tão menor que seu nome foi nem aparece nos créditos. No ano seguinte, ele ganhou seu primeiro papel principal em O Lado Escuro do Sol, filmado na Iugoslávia antes da guerra. Quando a edição estava quase concluída, eclodiu uma guerra civil e grande parte do filme foi perdida; Somente em 1996 conseguiram recuperar todo o material e divulgá-lo. Em 1989 participou de um anúncio de televisão de batatas fritas e dois anos depois daria o grande salto para a fama com sua participação em Thelma e Louise.
4. Colecionador e escultor: A sua ligação com o mundo da arte também é muito especial. Além de abrir a Basel Art Fair em mais de uma ocasião, ele é doador do Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles e participa frequentemente de outras feiras e exposições. Seus bens incluem obras de Neo Rauch, Banksy e Dom Pattinson, de quem é amigo pessoal; do artista canadense Marcel Dzama, de Edward Ruscha, de Bambi e do escultor Richard Serra. No início de 2017, poucos meses após o fim do casamento, ele recorreu à escultura como forma de terapia. Ele estreou no outono de 2022, exibindo nove obras em uma exposição coletiva na Finlândia.
5. Acidentes de filmagem: Ele quebrou o braço durante as filmagens de Pecados Capitais (filme em que estrelou ao lado de Morgan Freeman e Gwyneth Paltrow) e a lesão foi incluída no filme. Em meados de 2003 rompeu o tendão de Aquiles durante a produção de Tróia, em que interpretou o soldado Aquiles – ganhou dez quilos de massa muscular para interpretá-lo. Essa lesão fez com que as filmagens de seu próximo longa-metragem, Ocean’s Twelve, fossem adiadas até abril de 2004.
6. Um homem de negócios: Além de ser um dos produtores mais importantes de Hollywood graças à Plan B – empresa que fundou com Jennifer Aniston e que manteve após o divórcio – Brad mostrou que é um grande empresário. Recentemente, dedicou-se também à produção de vinho e à indústria de cuidados com a pele, e lançou uma linha de cosméticos elaborados com as uvas que cultiva no Château Miraval, vinhedo que adquiriu durante seu casamento com Angelina Jolie. Apesar de ter sido alvo de uma disputa entre o ex-casal, ele continua lutando para manter a sua parte.
7. Dificuldade em identificar pessoas: Desde 2013, o astro sofre de prosopagnosia, distúrbio cognitivo que não lhe permite distinguir o rosto das pessoas. Segundo ele, as pessoas o consideram egocêntrico e distraído, quando na verdade o que acontece é que ele tem dificuldade em reconhecer rostos. “Ninguém acredita em mim”, revelou com alguma frustração numa entrevista há dois anos. Em alguns casos, a síndrome pode até levar ao não reconhecimento do próprio rosto, seja no espelho ou nas fotografias.
8. Entre motocicletas e casas: Pitt é um entusiasta de motocicletas e sua garagem brilha com verdadeiras joias sobre duas rodas, sempre personalizadas. Ele também é apaixonado por arquitetura e design, assuntos que descobriu durante os anos de universidade, quando conheceu a obra de Frank Lloyd Wright.