Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de novembro de 2015
Uma terapia genética inédita conseguiu reverter o câncer de uma menina de 1 ano, a primeira pessoa do mundo submetida ao tratamento, de acordo com médicos de um hospital em Londres (Reino Unido). Cinco meses atrás, a menina Layla Richards tinha um tipo de leucemia extremamente agressivo e classificado como incurável.
Mas médicos do Great Ormond Street usaram células imunológicas com DNA “editado” em laboratório para combater o câncer. Eles dizem que sua melhora foi “quase um milagre”. É muito cedo para saber se a menina está curada, mas seu progresso já representa um grande avanço no campo.
Layla tinha 3 meses quando foi diagnosticada com a doença. Ela passou por quimioterapia e transplante de medula, mas, como é comum em bebês, os tratamentos não tiveram efeito.
Depois disso, os médicos disseram que não havia mais nada a fazer. Na véspera do aniversário da menina, sua família foi aconselhada a colocá-la sob cuidados paliativos. Mas o pai, Ashleigh, não desistiu. “Preferia tentar algo novo. E hoje ela está aqui rindo e feliz. Ela estava tão fraca antes desse tratamento, era horrível. Estamos gratos por esse momento.”
Paul Veys, do hospital Great Ormond Street, declarou que a transformação foi uma das coisas mais marcantes que ele viu em 20 anos. “Estamos em um ponto maravilhoso comparado a cinco meses atrás”, disse.