O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse nesta terça-feira (12) que o tratamento orçamentário para o setor de telecomunicações deve ser “diferenciado”. Para ele, o segmento é estratégico, capaz de alavancar a economia brasileira “em um novo ciclo econômico” e deve ser preservado de cortes.
“Não queremos nos omitir dos esforços para o ajuste, para o Brasil se ajustar a essas questões macroeconômicas internacionais e nacionais, mas esses investimentos [em telecomunicações] são estratégicos para alavancar a economia brasileira”, afirmou.
O ministro destacou o investimento brasileiro em um satélite de telecomunicações e na construção de um cabo submarino de fibra óptica que faça a ligação entre o Brasil e a Europa. Berzoini comentou ainda que vem estudando com a área econômica do governo algumas formas de reduzir o impacto do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os preços dos serviços de telecomunicações. Ele também pretende apresentar um debate para a sociedade brasileira sobre a regulamentação da mídia. (Folhapress)