Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Dra. Gianna Zaffari Frey | 16 de abril de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
De forma geral, os tratamentos indicados para quem já “cinquentou” são uma somatória de todos os outros procedimentos que já eram recomendados desde os 30 anos.
A partir dos 50, para recuperar a juventude e o viço da pele de forma efetiva, é indispensável contar com um plano de tratamento com pelo menos um de cada procedimento dos 4 pilares do rejuvenescimento – que foram abordados mais detalhadamente no vídeo anterior, mas que, de forma resumida, consistem em:
1- Melhorar a qualidade da pele
2- Estimular a produção de colágeno
3- Recuperar os volumes perdidos
4- Atenuar os sinais com a toxina botulínica
Além disso, em alguns casos, são indicados tratamentos um pouco mais invasivos para quem já passou dos 50, como a blefaroplastia, o minilifting de sobrancelhas, liplifting, lifting temporal, entre outros.
A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de reduzir o excesso de pele sobre as pálpebras, valorizando e rejuvenescendo o olhar.
O minilifting de sobrancelhas, também é uma pequena cirurgia, realizada logo acima das sobrancelhas, indicado para elevar a pele e reduzir o aspecto de olhar cansado e caído de forma duradoura.
O liplifting trata-se de uma pequena cirurgia onde reduz-se a distância entre o nariz e o lábio superior. Com o passar dos anos essa distância vai se alongando significativamente chegando a esconder os dentes superiores.
O lifting temporal, por sua vez, é realizado na região temporal do couro cabeludo, por onde ele puxa a musculatura do rosto (o SMAS) e promove mais sustentação aos terços médio e inferior da face, assim como a elevação da cauda das sobrancelhas.
Vale lembrar que a avaliação e o acompanhamento médico de profissionais qualificados e experientes são indispensáveis para a indicação e o plano de rejuvenescimento facial.
Blefaroplastia
A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia de pálpebras, é indicada para pacientes que sentem o olhar muito cansado, com flacidez evidente. Ainda que seja um procedimento bastante comum, muitos pacientes ainda têm dúvidas sobre ele. Por isso, a Dra. Gianna preparou um vídeo especial, onde conta tudo sobre o tratamento. Confira!
O principal sinal de que você precisa da blefaroplastia é a flacidez excessiva ao redor dos olhos, quando as pálpebras ficam muito caídas.
Além disso, pacientes que percebem a sombra acumulando muito em algumas partes da pálpebra, também podem se beneficiar do procedimento.
Tudo é feito no consultório médico, sem a necessidade de internação.
Para diminuir qualquer desconforto, o paciente recebe anestesia local e fica acordado durante o procedimento.
O excesso de pele da pálpebra superior é removido e, em seguida, o profissional faz pequenos pontos na área. Tudo é muito rápido e o paciente retorna para casa no mesmo dia.
Em geral, a blefaroplastia é indicada para pessoas que estão passando pelo processo de envelhecimento. Ele se inicia a partir dos 25 anos, idade em que a produção de colágeno começa a diminuir, afetando a sustentação da pele e aumentando a flacidez.
Por ser um procedimento pouco invasivo, a blefaroplastia costuma ter uma recuperação rápida, e o paciente apenas precisa retornar ao consultório para remover os pontos após 7 dias.
Dra. Gianna Zaffari Frey – médica
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.