Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 3 de janeiro de 2024
Em setembro, um trecho da ciclovia da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, foi interditado, devido à queda de parte do talude do Arroio Dilúvio
Foto: Cesar Lopes/PMPAA partir desta sexta-feira (5), será liberado o trecho da ciclovia da avenida Ipiranga entre a Edvaldo Pereira Paiva e a João Pessoa, em Porto Alegre, com cerca de dois quilômetros de extensão.
Em setembro, um trecho da ciclovia da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, foi interditado, devido à queda de parte do talude do Arroio Dilúvio. O ponto fica próximo à esquina com a Avenida Silva Só, no sentido bairro-Centro.
A interdição do trecho ocorreu menos de dois meses depois de outro ponto da ciclovia da Ipiranga ter sido fechado após parte do talude ceder. O barranco deslizou com o gradil de proteção, em julho, nas proximidades do Planetário, no bairro Santana.
“A chuvarada nos trouxe muitas dificuldades, entre elas, a interdição da ciclovia da Ipiranga. O monitoramento do trecho liberado será diário, e a sua permanência depende do protocolo operacional, que será acionado com base nas condições climáticas”, disse o prefeito Sebastião Melo.
O trecho será novamente fechado com gradis por equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), sendo reaberto 24 horas após o fim do alerta.
Na parte reaberta, há uma inversão da ciclovia no ponto da Érico Veríssimo com a Ipiranga. Neste local, a orientação para os ciclistas é a utilização da Ipiranga no sentido bairro/centro, fazendo o contorno e retornando para a ciclovia no traçado já existente.
Nos últimos meses, a prefeitura vistoriou diariamente a ciclovia. “Mesmo com esta medida, seguiremos monitorando e adotaremos esses protocolos nos dias de chuva, tendo em vista a segurança viária”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Nos trechos em que permanece a interdição, a orientação para os ciclistas é utilizar o passeio compartilhado com pedestres. Em caráter emergencial, as bicicletas podem trafegar pelas ruas adjacentes, como Princesa Isabel, São Manoel e Felipe de Oliveira, no bordo da via.