Ícone do site Jornal O Sul

Tribunal de Contas conclui 86% de auditoria em urnas sorteadas sem encontrar erros na totalização do primeiro turno

O partido de Lula recebeu 193.151.717 votos, enquanto o PL, de Bolsonaro, conquistou 186.386.416. (Foto: Agência Brasil)

O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu até a manhã desta sexta-feira 86% das auditorias dos boletins de urnas sorteadas do primeiro turno das eleições gerais realizados em 2 de outubro, sem encontrar qualquer erro na totalização dos votos realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostraram dados da corte de contas.

O presidente em exercício do TCU, Bruno Dantas, teve um encontro na quinta-feira (27) com o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, para apresentar o painel da auditoria dos boletins de urna publicado no site do TCU e disse que o trabalho também foi mostrado a observadores eleitorais da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanham a eleição deste domingo (30).

O TCU está cruzando os dados de 4.161 boletins de urna com os dados totalizados pelo TSE. Até a manhã desta sexta, os dados de 3.591 urnas já haviam sido checados sem que nenhum erro tivesse sido encontrado. Ao todo, o País tem 472.075 seções eleitorais.

Após o encerramento da votação, cada uma das urnas usadas na eleição imprime um boletim onde constam todos os votos depositados naquela urna.

Sair da versão mobile