Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) revela indícios de “tratamento privilegiado” por parte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ao grupo JBS – dono da Friboi – em empréstimos e outras operações financeiras. De forma preliminar, A Corte estima que uma única operação tenha gerado um prejuízo de 614 milhões de reais ao banco, em valores de 2008. O pedido para que a auditoria fosse realizada partiu da Câmara dos Deputados.
A assessoria de imprensa do BNDES informou que não tem um posicionamento definitivo em razão de a auditoria não ser conclusiva. Ressaltou, no entanto, que “o banco está tranquilo” quanto à regularidade das operações e que “se orgulha” dos benefícios gerados por elas, como o aumento das exportações no setor de carnes.
Já a assessoria da JBS disse que “todos os dados sobre as transações da companhia com o BNDES, assim como com outras instituições e empresas, são públicos e estão disponíveis no site de relações com investidores (jbs.com.br/ri) e na Comissão de Valores Mobiliários”.
Entre 2005 e 2014, as operações entre a JBS e o BNDES somaram 10,6 bilhões de reais. A auditoria concentrou a análise nas operações entre 2007 e 2009. O TCU constatou indícios de danos ao banco, além da ausência de elementos que indiquem a existência de benefícios sociais e econômicos para o Brasil nas operações. (G1)