Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de abril de 2025
Entidade emitiu nota para o pontífice que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos
Foto: DivulgaçãoJorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 7h35 desta segunda-feira (21) no horário do Vaticano (2h35, no horário de Brasília). O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul emitiu nota de pesar:
“Lamentamos muito o falecimento do Papa Francisco, que sempre dedicou a sua trajetória à causa dos mais necessitados, combatendo a exclusão social e defendendo arduamente a paz mundial. Um líder que conquistou o respeito e a admiração de diversos segmentos no Brasil, inclusive religiosos, mesmo com a laicidade característica de Estado existente no nosso país.
Sua partida deixa uma lacuna neste momento em que a humanidade precisa muito da ampliação do diálogo, da solidariedade e da união de todos e todas. Que o seu legado sirva de exemplo na reflexão pela busca de um mundo mais justo e fraterno”.
*Desembargador Alberto Delgado Neto
Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Voltar Todas de Rio Grande do Sul