Segunda-feira, 03 de março de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Tribunal Superior Eleitoral vai destruir 195 mil urnas eletrônicas; saiba o motivo

Compartilhe esta notícia:

Equipamentos estavam fora de uso e foram substituídos por urnas mais modernas

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai destruir 195 mil urnas eletrônicas fora de uso. O recolhimento aconteceu em todo país e abrangeu a totalidade dos equipamentos do modelo UE2009.

As urnas eletrônicas são utilizadas, em média, por dez anos ou cerca de seis eleições. Depois disso, são descartadas e recicladas de forma ecológica. “Essa medida reafirma a preocupação permanente da Justiça Eleitoral com a preservação ambiental”, informou o TSE.

Durante o processo, as urnas e os suprimentos são recolhidos e enviados para o desmonte. Nessa fase, ocorre a separação dos materiais por tipo: metal, plástico, placas leves (que têm maior probabilidade de conter metais nobres), placas pesadas (com menor valor de mercado), borracha e outros materiais.

Após o desmonte das urnas, os materiais são descaracterizados, ou seja, são moídos ou quebrados em partes pequenas. Em seguida, são separados por tipo e, já descaracterizados, são enviados para a reciclagem.

Desse modo, no mínimo 95% do material gerado, entre baterias, plásticos e metais, deve ser encaminhado para reciclagem, e o resíduo para aterros certificados. Atualmente, o índice de reciclagem atinge 98% do material gerado.

Por questões ambientais e de segurança do processo eleitoral, a empresa deve comprovar que tais materiais foram efetivamente usados para a reciclagem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Primeiro-ministro britânico tenta restaurar a esperança de paz na Ucrânia durante cúpula na Inglaterra
Prazo para Bolsonaro responder a denúncia da Procuradoria-Geral da República termina na próxima quinta-feira
https://www.osul.com.br/tribunal-superior-eleitoral-vai-destruir-195-mil-urnas-eletronicas-saiba-o-motivo/ Tribunal Superior Eleitoral vai destruir 195 mil urnas eletrônicas; saiba o motivo 2025-03-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar