Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de fevereiro de 2021
Podem ser pagos com cartão de crédito o IPTU e outros tributos municipais.
Foto: Maria Ana Krack/PMPAA Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) de Porto Alegre oferece uma alternativa para a quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de outros tributos municipais: o cartão de crédito. Seja pessoa física ou jurídica, o contribuinte pode usar esse sistema para fazer o pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes.
“Queremos disponibilizar aos contribuintes alternativas para pagamento de seus tributos, facilitando o acesso a todas as ferramentas disponíveis”, ressalta o titular da pasta, Rodrigo Fantinel. “A vantagem é poder postergar o desembolso do valor devido mas ter o débito quitado com o Município em até um dia útil e ainda ganhar pontos em programas de recompensas.”
Bandeiras aceitas
A prefeitura não terá custos com a prestação desse serviço. Para o contribuinte, as taxas são de 2,5% para pagamento no débito, e de 4% no crédito à vista, variando de 2,06% a 4,28% ao mês, se optar por parcelar a dívida de duas a 12 vezes. Poderão ser utilizados no pagamento os cartões Visa, Mastercard, Elo, American Express e Hipercard.
Além da opção on-line para débitos do IPTU de 2021, os contribuintes podem realizar o pagamento via cartão de crédito de forma presencial para qualquer débito na Loja de Atendimento da Fazenda. O link para dívidas a serem parceladas (todos os valores inscritos em Dívida Ativa e em cobrança administrativa) está disponível em prefeitura.poa.br.