Ícone do site Jornal O Sul

Impostos municipais de Porto Alegre podem ser parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito

No ano passado, 162 processos administrativos ingressaram na PGM contra 318 recebidos em 2019. (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) de Porto Alegre oferece uma alternativa para a quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de outros tributos municipais: o cartão de crédito. Seja pessoa física ou jurídica, o contribuinte pode usar esse sistema para fazer o pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes.

“Queremos disponibilizar aos contribuintes alternativas para pagamento de seus tributos, facilitando o acesso a todas as ferramentas disponíveis”, ressalta o titular da pasta, Rodrigo Fantinel. “A vantagem é poder postergar o desembolso do valor devido mas ter o débito quitado com o Município em até um dia útil e ainda ganhar pontos em programas de recompensas.”

Bandeiras aceitas 

A prefeitura não terá custos com a prestação desse serviço. Para o contribuinte, as taxas são de 2,5% para pagamento no débito, e de 4% no crédito à vista, variando de 2,06% a 4,28% ao mês, se optar por parcelar a dívida de duas a 12 vezes. Poderão ser utilizados no pagamento os cartões Visa, Mastercard, Elo, American Express e Hipercard.

Além da opção on-line para débitos do IPTU de 2021, os contribuintes podem realizar o pagamento via cartão de crédito de forma presencial para qualquer débito na Loja de Atendimento da Fazenda. O link para dívidas a serem parceladas (todos os valores inscritos em Dívida Ativa e em cobrança administrativa) está disponível em prefeitura.poa.br.

Sair da versão mobile