Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 23 de junho de 2020
Marchezan firmou contrato com o complexo hospitalar
Foto: Jefferson Bernardes/PMPAA prefeitura de Porto Alegre assinou contrato com a Santa Casa de Misericórdia para iniciar, a partir desta terça-feira (23), a operação de mais 39 leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19.
São 28 vagas de UTI e 11 de internação, específicas para pacientes infectados com a doença, todos do SUS (Sistema Único de Saúde).
“Em função da pandemia, a velocidade de ocupação de leitos de UTIs nos faz tomar decisões rápidas e também contar com respostas rápidas da área da saúde. A Santa Casa sempre foi nossa parceira. Mais uma vez está nos atendendo e disponibilizando leitos com agilidade e presteza”, destacou o prefeito Nelson Marchezan Júnior. “Temos que nos adaptar, modernizar e qualificar a administração pública”, prosseguiu.
O diretor-geral da Santa Casa, Júlio Flávio Dornelles de Matos, disse que a instituição preparou um plano para isolamento em uma unidade do complexo hospitalar e tem a expectativa de abertura de 80 novos leitos.
“Recebemos R$ 5,5 milhões de doações de empresas e da dupla Gre-Nal que nos permitiu equipar esta unidade. Chegamos em um momento agudo, mas perfeitamente administrável. Temos mais 20 leitos em condições de entrar em funcionamento e aguardamos a sinalização da prefeitura”, contabilizou Matos.
Números atualizados
A prefeitura atualizou, nesta terça, os números do novo coronavírus em Porto Alegre. Conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até as 21h o total de óbitos na Capital chegou a 68 desde que se iniciaram as ações de combate à pandemia. De acordo com a SMS, foram confirmados 130 novos casos de pacientes com a Covid-19 nas últimas 24 horas. No acumulado, são 3.057 confirmados e 5.950 em investigação.
Na noite desta terça, dos 694 leitos de UTI, 541 (77,9%) estavam ocupados e 111 (20,5%) eram por pacientes com diagnóstico da Covid-19.