Terça-feira, 29 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Trombectomia mecânica: o novo tratamento para o AVC chegará ao SUS e reduz a mortalidade do paciente

Compartilhe esta notícia:

Doença é a principal causa de incapacidade em adultos. (Foto: Reprodução)

Os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) estão crescendo em todo o mundo, sendo uma das principais causas de mortalidade e incapacidade. No Espírito Santo, entre janeiro e agosto de 2019, foram registrados mais de 3 mil casos da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Em nível nacional os números também são alarmantes. No Brasil ocorrem mais de 400 mil novos casos da doença todos os anos e, a cada cinco minutos, uma pessoa morre. No total, o AVC leva a óbito 100 mil pessoas por ano.

Trombectomia

Recentemente a Rede Brasil Acidente Vascular Cerebral, em parceria com o Ministério da Saúde, concluiu um estudo de viabilidade para incluir a trombectomia mecânica no SUS (Sistema Único de Saúde). A pesquisa (Resilient) foi realizada de 2017 a 2019 em 12 centros de saúde nacionais e contou com a participação de 609 pacientes.

Os neurointervencionistas concluíram que, quando comparada aos tratamentos medicamentosos (que estão no SUS) a cirurgia aumenta de 21% a 35% a independência funcional do indivíduo, além de reduzir em 16% a mortalidade ou o risco de dependência intensa. “É um progresso incrível para o impacto do AVC na sociedade brasileira”, afirma a neurologista Sheila Martins.

AVC

A doença é a principal causa de incapacidade em adultos e já foi a principal causa de morte no País, passando a ser a segunda causa de morte desde 2011.

O AVC ocorre quando há uma alteração na circulação sanguínea do cérebro. Ele pode ser isquêmico, que é o tipo mais comum, correspondendo a 85% dos casos, ou o hemorrágico..

O que é um AVC isquêmico

O AVC isquêmico ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.

O que é um AVC hemorrágico

O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

Portanto, ao identificar os sintomas clássicos da doença, como perda da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo, assimetria facial, forte dificuldade de fala e movimentação da língua, além de fortes dores de cabeça, ligue imediatamente para o SAMU.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Presos disputam escalação de Ronaldinho para torneio de futsal no presídio
Uma mulher foi presa após pagar fiança usando notas com “cheiro de maconha”
https://www.osul.com.br/trombectomia-mecanica-o-novo-tratamento-para-o-avc-chegara-ao-sus-e-reduz-a-mortalidade-do-paciente/ Trombectomia mecânica: o novo tratamento para o AVC chegará ao SUS e reduz a mortalidade do paciente 2020-03-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar