As tropas israelenses cercaram o campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, nesta terça-feira (5). As informações são dos militares israelitas. Considerado o maior campo de Gaza, Jabalia foi atingido por novos ataques israelenses nos últimos dias, após o fim de uma pausa de uma semana no conflito entre Israel e Hamas.
O acampamento é uma área povoada e urbanizada, com casas, lojas e prédios de apartamentos espremidos uns contra os outros. Em um comunicado, as Forças de Defesa de Israel disseram que “operaram contra os redutos do Hamas em Jabalia”.
As FDI também anunciaram que “assumiram o controle dos principais postos militares a partir dos quais foram realizados ataques às tropas”.
O governo de Israel também afirmou que armas e lançadores foram localizados “em complexos civis” e que “localizou e destruiu foguetes encontrados no jardim de uma residência no norte da Faixa de Gaza”.
Jabalia é um campo de refugiados densamente povoado, estabelecido pouco depois da guerra árabe-israelense de 1948, quando centenas de milhares de palestinos fugiram ou foram expulsos do território que abrangia o então recém-criado Estado de Israel, e mais tarde tiveram seu retorno negado.