Ícone do site Jornal O Sul

Tropas russas continuarão em Belarus para manobras militares

Decisão de Putin e Lukashenko vai contra promessa que Moscou havia feito anteriormente. (Foto: Reprodução)

Belarus anunciou neste domingo (20) que os exercícios militares conjuntos com a Rússia realizados em seu território, que eram previstos para terminar no mesmo dia, continuarão devido ao aumento das tensões na vizinha Ucrânia.

Essa decisão aponta que as tropas russas permanecerão em Belarus, em meio a uma crise com o Ocidente.

Anteriormente, Moscou havia feito uma promessa de que suas forças deixariam este país às portas da União Europeia após a conclusão das manobras que vem sendo realizadas desde 10 de fevereiro.

“Tendo em vista o aumento da atividade militar perto das fronteiras (…) e o agravamento da situação em Donbas, os presidentes de Belarus e da Rússia decidiram continuar as manobras militares”, declarou o ministério da Defesa belarusso em sua conta no Telegram neste domingo.

De acordo com Minsk (capital de Belarus), o objetivo das manobras continua sendo “garantir uma resposta adequada e uma desescalada dos preparativos militares que estão sendo realizados por pessoas mal intencionadas perto das fronteiras”.

O leste da Ucrânia, onde as forças de Kiev lutam contra os separatistas apoiados por Moscou desde 2014, está sob uma nova onda de tiros, particularmente perigosa devido ao aumento das tensões entre Moscou e o Ocidente.

A Rússia, apesar de seus anúncios de retirada militar, é acusada de ter reunido 150.000 soldados nas fronteiras ucranianas em vista de uma invasão. Washington garante que Moscou procura um motivo e que a violência no leste pode ser esse pretexto para intervenção.

Sair da versão mobile