Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump diz que não defenderá países da Otan com atrasos de pagamentos de ataques de outras nações

Compartilhe esta notícia:

Até o ano passado, apenas 11 dos 31 integrantes haviam atingido esse compromisso.

Foto: Reprodução
Até o ano passado, apenas 11 dos 31 integrantes haviam atingido esse compromisso. (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Donald Trump afirmou que não defenderá aliados da Otan com atrasos de pagamento e foi além: disse que encorajaria a Rússia a “fazer o que quiser” com aqueles que não pagam as contas – uma aparente referência à meta de investimentos por parte dos países-membros.

Trump, um crítico da aliança, relatou que teve a seguinte conversa com um membro não identificado da Otan. “Um dos presidentes de um grande país disse: ‘Bem, senhor, se não pagarmos e formos atacados pela Rússia, você nos protegerá?’”, contou Trump durante um comício na Carolina do Sul . “Eu disse: ‘Você não pagou. Você é um delinquente. Ele disse: ‘Sim, digamos que isso aconteceu.’ Não, eu não protegeria você. Na verdade, eu os encorajaria a fazer o que quiserem.”

Diante da ameaça russa, os países da Otan estabeleceram a meta de investir 2% do Produto Interno Bruto em defesa até 2024. O compromisso foi firmado há dez anos, quando Moscou anexou a Crimeia, e reforçado com a invasão em larga escala na Urânia. Até o ano passado, apenas 11 dos 31 integrantes haviam atingido esse compromisso. Outros chegaram perto, como é o caso da França que gastou 1,9% do seu PIB em defesa.

Trump já havia sugerido antes que poderia desconsiderar o artigo 5º da aliança, o que diz que o ataque contra um membro representa um ataque contra todos. Agora, foi mais longe ao dizer que poderia encorajar a Rússia a atacar um aliado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Javier Milei abraça papa Francisco no Vaticano após atacá-lo na campanha
Coronel que estava nos Estados Unidos foi preso pela Polícia Federal ao chegar no Brasil
https://www.osul.com.br/trump-diz-que-nao-defendera-paises-da-otan-com-atrasos-de-pagamentos-de-ataques-de-outras-nacoes/ Trump diz que não defenderá países da Otan com atrasos de pagamentos de ataques de outras nações 2024-02-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar